PUBLICIDADE
Patrocínio Logo do patrocinador

Qual é a melhor forma de se bronzear? E o melhor horário para tomar sol?

Médico dermatologista explica cuidados e proteções que você deve tomar ao se expôr ao sol

8 dez 2023 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários

Dia 22 de dezembro começa oficialmente o verão 2023/2024. Nessa época do ano é comum que passemos mais tempo ao ar livre, expostos ao sol, curtindo a praia, a piscina ou o mar. Para quem quer aproveitar essa exposição para garantir uma pele mais dourada ou até uma dose extra de vitamina D, é preciso ter cuidado com a maneira e o horário de se bronzear.

"A exposição solar é o principal fator de envelhecimento da pele", explica o médico dermatologista Lucas Miranda, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Por conta dos riscos – inclusive de câncer de pele – do bronzeamento, ele não recomenda longos períodos de exposição.

"Os efeitos do sol na pele são cumulativos, ou seja, eles só vão aparecer depois de anos, na idade mais madura, então, jovens que hoje se expõem ao sol para se bronzear, geralmente só vão perceber consequências disso bem depois".

Veja cuidados que você deve tomar ao tentar se bronzear
Veja cuidados que você deve tomar ao tentar se bronzear
Foto: pixdeluxe

Sol? Antes das 10h e depois das 16h

O médico recomenda que as pessoas aproveitem horários de menos intensidade de raios ultravioletas, os principais responsáveis por causar câncer de pele e envelhecimento, antes das 10h e depois das 16h. Além disso, o especialista ressalta a importância de sempre usar protetor solar, independentemente de a pessoa estar num momento de lazer ao ar livre ou dentro de casa, ainda que o dia não esteja muito ensolarado.

Outra maneira de fazer um bronzeamento adequado é se hidratando bastante – tanto através da ingestão de água, quanto através de cremes apropriados. "Para o uso do hidratante, lembre-se de passar logo após o banho, quando ele vai atuar formando uma camada sobre a pele recém-molhada, potencializando o efeito de hidratação", ressalta.

Adicionar alimentos, frutas e vegetais ricos em betacaroteno à dieta também é importante. Este nutriente é um excelente antioxidante que combate radicais livres e diminui o estresse oxidativo na pele. Para obter um bronzeado mais dourado, incorpore damasco, cenoura, abóbora, beterraba, mamão, manga, batata-doce, couve e espinafre no cardápio.

Para evitar que a pele resseque ou descasque, o médico orienta também o uso de proteção física – como chapéus, bonés, sombrinhas e semelhantes – ao ficar exposto ao sol. Preste atenção também ao seu limite de tempo e tome cuidado para não se queimar ao invés de bronzear.

9 alimentos ricos em colágeno para consumir e ter uma pele mais saudável 9 alimentos ricos em colágeno para consumir e ter uma pele mais saudável

Fonte: Redação Terra Você
Compartilhar
Publicidade
Publicidade