PUBLICIDADE
Patrocínio Logo do patrocinador

Pode se depilar e ir tomar sol? Cuidados ao arrancar os pelos

Para evitar manchas, especialista dá dicas do que fazer após a depilação

28 nov 2023 - 05h00
(atualizado em 29/11/2023 às 10h32)
Compartilhar
Exibir comentários

Se você está planejando aproveitar o verão na piscina ou na praia, é importante tomar alguns cuidados antes de se expor ao sol. E quando falamos de proteção, não estamos nos referindo apenas ao filtro solar – ainda assim, a parte mais importante e de uso obrigatório durante o verão.

Para proteger a pele, é preciso tomar cuidado também com a exposição solar depois de se depilar. Para evitar machas causadas pela alta incidência de raios solares durante o verão, é necessário aumentar os cuidados tanto antes quanto depois do processo de extração dos pelos.

Veja abaixo lista de cuidados que você deve tomar ao se depilar durante o verão.

Pode ou não pode tomar sol após a depilação?

Veja dicas do que fazer e do que não fazer após a depilação
Veja dicas do que fazer e do que não fazer após a depilação
Foto: Iurii Maksymiv

A depilação causa a remoção da camada superficial da pele, deixando a região mais sensibilizada. Com esta camada da derme mais sensível que o normal, a exposição aos raios solares pode favorecer o surgimento de manchas, alergias e até de queimaduras.

Especialistas orientam que as pessoas não tomem sol logo após a depilação. De acordo com Lorena Coutinho, biomédica esteta do Instituto Matheus Castro, o ideal é aguardar uma média de 15 dias (após o procedimento) para preservar a integridade da pele e não provocar feridas por consequência.

A recomendação independe do método usado para extrair os pelos, seja um processo de depilação com cera, seja com laser ou gilete. Em caso inevitável de exposição ao sol, Lorena recomenda a reaplicação do filtro solar de 3 em 3 horas.

Além disso, especialistas também recomendam que a pessoa não entre na piscina logo após a depilação, ainda que ela seja coberta já que a água com cloro pode desencadear reação alérgica na área recém-depilada.

Dicas pós-depilação

É claro que você pode se depilar no verão, sim! Porém, é preciso tomar alguns cuidados. A biomédica Lorena Coutinho recomendou outras dicas para serem levadas em consideração no processo pós-depilatório. São eles:

  1. Evitar o uso de vestimentas apertadas;
  2. Usar produtos calmantes na região depilada;
  3. Utilizar hidratantes sem perfume;
  4. Evitar o uso de óleos que tampam os poros;
  5. Não usar bronzeadores;
  6. Lavar a área com sabonete neutro.

Em caso de alergia ou outro problema dermatológico, não hesite em procurar ajuda profissional a qualquer sinal de irritação.

8 dicas da ciência para retardar o envelhecimento 8 dicas da ciência para retardar o envelhecimento

Fonte: Redação Terra Você
Compartilhar
Publicidade
Publicidade