Vai fazer o ENEM 2025? Com lavanda, hortelã-pimenta e alecrim, esses 4 rituais simples podem potencializar seu cérebro e reduzir a ansiedade antes da prova
Descubra como aromas naturais podem ser seus maiores aliados: cheiros como lavanda, hortelã e alecrim prometem turbinar seu cérebro, melhorar o sono e trazer equilíbrio, segundo especialista em neurociência. Veja dicas!
O ENEM 2025 e se aproxima: nos dias 09 e 16 de novembro, 4,8 milhões de brasileiros vão às provas. Às vésperas de um momento importante, é comum que corpo e mente entrem em modo de alerta. Ansiedade, insônia e cansaço mental fazem parte da rotina de muitos estudantes. Mas, segundo a aromaterapeuta, naturóloga e especialista em neurociência Daiana Petry, o segredo para manter o equilíbrio pode estar literalmente debaixo do nariz.
"O olfato é o único sentido que se conecta diretamente ao sistema límbico, área do cérebro responsável pelas emoções e pelas memórias. Por isso, alguns aromas são capazes de ativar neurotransmissores que regulam o humor, o foco e até a sensação de prazer em poucos segundos", explica a especialista.
Segundo Daiana, essa ação estimula substâncias importantes como dopamina (motivação), acetilcolina (atenção), serotonina (bem-estar) e endorfina (relaxamento). "É uma forma natural, rápida e gentil de equilibrar o cérebro sem precisar recorrer a estímulos artificiais", completa.
E para quem quer atravessar o período de provas com mais leveza, a aromaterapeuta ensina quatro rituais simples que podem transformar o clima dos estudos e do dia da prova também.
1 - Ritual da manhã: energia e clareza mental
Em um algodão, pingue 1 gota de alecrim, 1 de limão-siciliano e 1 de hortelã-pimenta. Inspire profundamente por 10 segundos, três vezes seguidas.
EFEITO: ativa dopamina e acetilcolina, trazendo foco, energia e disposição para começar o dia.
2 - Ritual de estudo: o tru...
Matérias relacionadas