Uma simples dor de garganta em crianças pode deixar sequelas cerebrais para o resto da vida, confira os principais sintomas
Essa síndrome rara causa alterações psíquicas e tiques motores semelhantes aos do TOC
Muitas vezes, uma dor de garganta em crianças parece algo passageiro e simples, algo como um resfriado que logo sara. Mas, em casos raros, essa infecção pode desencadear algo mais sério: a síndrome de PANDAS (Distúrbios Neuropsiquiátricos Autoimunes Pediátricos associada a Infecções Estreptocócicas).
É o que ocorreu com Charlie, cujo caso recente foi reportado pela BBC News Brasil e revisita a importância de observar os sinais com atenção.
Leia também: Não aguenta mais ficar doente? Veja 4 formas comprovadas de melhorar a imunidade
O caso de Charlie
Charlie Drury, ainda criança, apresentou inicialmente sintomas leves como tiques e obsessões que, com o tempo, se estenderam para ansiedade extrema, dificuldade de ler e até alucinações.
O diagnóstico: PANDAS, uma condição autoimune que faz o corpo atacar circuitos cerebrais importantes, e que hoje exige tratamento contínuo, como sessões de troca de plasma, para evitar sequelas permanentes.
Como isso acontece?
Quando uma infecção por Streptococcus (que geralmente associada a uma dor de garganta) ocorre, o sistema imunológico reage. No entanto, em casos como o de PANDAS, essa reação acaba afetando estruturas cerebrais chamadas gânglios da base, que regulam movimentos, comportamentos, emoções, aprendizado.
Sintomas que merecem atenção
Entre os sintomas mais observados estão:
...
Veja também
Dor de garganta: o que tomar, remédios e causas
Remédio caseiro para tosse: 12 opções para aliviar o sintoma