Veja 6 dicas para proteger a bagagem em uma viagem de avião
Saiba como evitar a perda ou extravio da sua bagagem com cuidados simples
Especialistas da Gol compartilham seis dicas para proteger a bagagem em viagens de avião, incluindo personalização, cadeados, identificação com dados do dono e conhecimento dos direitos em caso de extravio.
Viajar de avião exige mais do que fazer as malas e chegar cedo ao aeroporto. A proteção da bagagem começa antes do embarque e envolve atitudes simples que podem evitar dores de cabeça como extravios, trocas ou até perdas definitivas.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Para ajudar a planejar sua viagem com mais tranquilidade, o Terra conversou com especialistas da companhia aérea Gol, que deram dicas para você preparar sua bagagem contra qualquer tipo de imprevisto e viajar com mais conforto e comodidade.
A seguir, veja dicas essenciais para proteger sua mala:
1. Facilite a identificação da bagagem
É interessante usar elementos visuais únicos, como fitas coloridas, adesivos ou capas personalizadas em suas bagagens despachadas. É importante, no entanto que etiquetas sejam feitas de materiais que não possam danificar a mala durante o deslocamento nas esteiras, ou que dificultem o manuseio. Um exemplo são chaveiros que podem prender em alguma coisa.
Também é importante se atentar se o objeto de identificação pode se soltar com facilidade da mala.
2. Inclua seus dados em um bolso
Especialistas da Gol afirmam que, com certeza, é importante colocar os dados do dono da mala em um bolso externo de fácil acesso, com nome completo do passageiro, telefone e endereço de e-mail para contato.
A companhia aérea sugere que "sejam utilizadas etiquetas duráveis e, se possível, com capa protetora para evitar que os dados sejam danificados ou que a etiqueta se perca". "Também é recomendável incluir uma cópia dos seus dados dentro da mala, caso a etiqueta externa se perca".
3. Fotos da mala
Tirar fotos da mala antes e depois do despacho no aeroporto pode servir como prova da condição da bagagem.
Não é algo obrigatório, mas essa é uma prática recomendada para facilitar a identificação em caso de extravio.
4. Evite trocas e violações
A Gol tem orientações sobre como fazer a própria mala para evitar violações e trocas das bagagens. Use sempre cadeado e considere envolver a bagagem com filme plástico ou capas de segurança. Personalizar a mala com fitas, adesivos ou capas coloridas pode facilitar a identificação na esteira.
Antes de despachar, remova etiquetas de voos anteriores e registre o peso da mala. Isso ajuda a perceber se algo foi colocado indevidamente durante o trajeto. Ao retirar a mala na conexão ou no destino final, verifique se ela apresenta sinais de violação.
Se algo parecer errado, acione imediatamente um funcionário da companhia aérea ou um agente da polícia aeroportuária.
5. Se a bagagem for extraviada, conheça seus direitos
A companhia aérea é responsável pela resolução de casos de extravio, não o aeroporto. Em voos operados por mais de uma empresa, a responsabilidade é da companhia que fez o último trecho.
O passageiro tem direito à indenização conforme as normas da ANAC e convenções internacionais, após a confirmação da perda definitiva. O ideal é comunicar a perda o quanto antes no balcão da companhia ou pelo canal oficial da empresa, segundo a Gol.
6. Pode ser necessário despachar a mala de mão no embarque — saiba como se preparar
Se os compartimentos da cabine estiverem cheios ou por questões operacionais, a companhia pode solicitar que a mala de mão seja despachada gratuitamente.
A bagagem deve respeitar o limite de 10 kg e medidas de até 55 x 35 x 25 cm. Leve sempre itens de valor, eletrônicos, documentos, dinheiro e medicamentos na bolsa ou mochila pessoal que ficará com você – esses não devem ser despachados.
Fique atento ao limite de dois volumes por passageiro: uma mala de mão e um item pessoal (como bolsa, mochila pequena ou pasta para notebook).