vc repórter: entre parques e rio, conheça Piracicaba, em SP
Lugar onde o peixe para. Em tupi, esse é o significado de Piracicaba, distante cerca de 160 km de São Paulo. E é graças ao rio Piracicaba que a cidade possui esse nome. Típica cidade do interior paulistano, a presença de parques é a principal atração turística, sendo o zoológico municipal um deles.
Com mais de 500 espécies de animais, entre répteis, mamíferos e aves, o zoo possui área de 46 mil m², muito menor que o de São Paulo, por exemplo, que possui cerca de 820 m² e mais de 4 mil animais. Mas isso não impede o público de curtir o local. Entre as principais atrações estão os leões e onças pintadas, além do recinto de imersão, em que é possível chegar perto das aves e de outros bichos. Também há um lago, que ajuda a embelezar o zoo.
Já o rio Piracicaba tem como grande atração ao turista o Salto do Rio, local em que bastante espuma é produzida e a aparência lembra a de um véu de noiva. A área é tema de diversas lendas e contos da cidade. Também é possível realizar passeios de barco.
E se Piracicaba é o lugar onde o peixe para, o peixe não poderia ser esquecido na gastronomia municipal. Na rua do Porto há um centro gastronômico com pratos típicos feitos a partir do animal. Segundo a secretaria de Turismo de Piracicaba, os principais pontos, além da rua do Porto, são as avenidas Cruzeiro do Sul, Alidor Pecorari e Beira Rio.
E se o objetivo é poder observar todos os locais ao mesmo tempo, o parque do Mirante é o ponto ideal. Com alamedas rodeadas por árvores nativas, também fica a mostra um painel em forma de mosaico da artista plástica Clemência Pizzigatti, contando a história da fundação de Piracicaba.
Fechando o passeio por paisagens naturais, está o bairro Tanquã, na zona rural, que é tem o sugestivo apelido de "Pantanal piracicabano". Em sua flora e principalmente fauna estão espécies características do Pantanal: andorinha, jaburu, tucano, marreco, tuiuiú, arara, paturi e outros.
O internauta Euclides Silva, de Piracicaba (SP), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.