vc repórter: com termas, Bath é patrimônio da Unesco na Inglaterra
Tombada como patrimônio mundial pela Unesco, a cidade de Bath é considerada uma das mais belas da Inglaterra. Relativamente pequena, com cerca de 80 mil habitantes, localizada no sudoeste inglês, tem como principais atrações suas termas, em meio aos prédios históricos que lá se encontram.
"O mais encantador de Bath é o fato de ser uma cidade pequena e mesmo assim ter vários pontos turísticos", conta Gabriela Borini, brasileira que visitou a cidade inglesa neste ano. Além das termas, que são encontradas no estilo Roma Antiga ou mais modernas, são diversos museus, galerias de arte, edifícios históricos e regiões diferentes, como a área central, chamada de "The Circle", em que um prédio circular inicia todas as ruas principais da cidade, e a ponte "Pulteney", local em que degraus levam a uma plataforma coberta por água.
Na região central, há diversos jardins que permitem agradáveis passeios. "Você pode simplesmente ficar sentado nos jardins tomando um sol, ou ficar vendo os artistas de rua, por exemplo", afirma Gabriela.
Mas a principal atração é realmente as termas romanas. A "Roman Bath" é um templo que oferece spas, lojas, restaurantes e, claro, opções de banhos especiais. "É um local com história antiguíssima", conta Gabriela. Na "Great Bath", os ancestrais romanos que viveram na região nadavam e relaxavam nas águas quentes. Já a "The Kings Bath", que existe desde o século 12, foi usada para banhos públicos até o meio do século 20.
Elevada à categoria de cidade em 1590, pela Rainha Elizabeth I, Bath é patrimônio mundial da Unesco desde 1987. Estimativas apontam que cerca de quatro milhões de pessoas visitam a cidade anualmente.
A internauta Gabriela Borini, de Campinas (SP), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.