vc repórter: São Thomé das Letras, em Minas, conserva mística
A cidade de São Thomé das Letras (MG), a 335 km de Belo Horizonte, é conhecida pelo misticismo que a cerca, com diversas lendas relacionadas a fenômenos sobrenaturais. O nome do município já tem uma origem pouco comum: é relacionado à aparição do santo e a inscrições rupestres encontradas na entrada da gruta de que a cidade surgiu. Não se sabia, porém, se as inscrições - as letras - tinham sido feitas pelos índios cataguases ou pelo santo.
» Siga o vc repórter no Twitter
» vc repórter: mande fotos e notícias
Uma das lendas é a de Chico Taquara, um velho curandeiro que teria poderes mágicos e chegou na cidade dizendo que vivia em uma das gruta próximas. Algumas pessoas afirmam que Chico era um dos enviados de uma civilização intraterrestre e um dos portais dimensionais para esse povo estaria localizado em São Thomé das Letras.
A Gruta do Carimbado também constitui um dos mistérios de São Thomé. A equipe que andou mais longe dentro da gruta alcançou 15 km, mas não pôde continuar devido ao ar rarefeito e a alta temperatura do local. As lendas sobre o local incluem a suposição de que incas teriam descoberto a cidade por meio de mapeamentos astrais e desenvolvido uma passagem subterrânea entre a área e Machu Picchu.
Outra história que permeia a aura mística de São Thomé das Letras é o cantagalo, uma cobra muito grande com bico e crista que canta corno galo, e, quando alguém andava sozinho e à noite pela Serra do Cantagalo, no distrito de Sobradinho, se erguia, cantava como um galo ao alvorecer, perseguia e atacava suas vítimas.
A cidade, no entanto, não se resume às lendas. Apresenta diversas cachoeiras, como Antares, Shangri-Lá e Garganta do Diabo, e igrejas. O destaque, porém, é o Parque Municipal Antônio Rosa, com o discoporto, o aeroporto de discos voadores, um prédio abandonado em formato piramidal e a formação rochosa conhecida como Pedra da Bruxa.
O internauta Eduardo Andreassi, de São Paulo (SP), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.