Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Turismo

vc repórter: norte da Alemanha tem castelos e história

18 out 2009 - 13h48
(atualizado em 18/10/2009 às 17h35)
Compartilhar

As centenas de castelos e palácios que a Alemanha oferece como atração turística são o programa ideal para quem quer passar as férias em clima de conto de fadas. Por serem todos originais, mantêm bem preservados arquitetura, decoração e muitas vezes a mobília de diversas épocas e estilos.

O norte da Alemanha é cheio de castelos originais e históricos, como o Marienburg
O norte da Alemanha é cheio de castelos originais e históricos, como o Marienburg
Foto: Gilma Tietler / vc repórter

» Veja mais fotos dos castelos

» vc repórter: mande fotos e notícias

No final de setembro, a paraibana Gilma Tietler, que reside na Alemanha há mais de 14 anos, onde é professora de português na cidade de Bremen, fez uma viagem pelo norte do País visitando os castelos mais significativos desta região.

Ao todo, foram visitados cinco palácios, cada um com um atrativo especial. Muitos alugam quartos onde o visitante pode passar a noite e outros tiveram hóspedes famosos.

Castelo Marienburg

Localizado no Vale Leine, a 15 km a noroeste da cidade de Hildesheim e a 20 km do sul da cidade de Hannover, o castelo Marienburg impressiona com suas torres e decoração e objetos de arte históricos.

Ele foi construído entre 1857 e 1867 pelos arquitetos Conrad Wilhelm Hase e Edwin Oppler para servir como residência de veraneio e caça para família Hanover, tornando-se uma das mais importantes construções neo-góticas do País.

A construção era um presente do rei Georg V a sua esposa Marie. "A rainha morou apenas um ano neste castelo, pois teve que acompanhar seu esposo que foi exilado para Viena, na Áustria", diz Gilma.

Por conta da guerra contra a Prússia, o local ficou inabitado por quase 80 anos. Por isso, seu design original é totalmente preservado e os quartos privados podem ser visitados durante o tour pela construção, que ainda é propriedade da Casa Real de Hanover.

Em setembro, o castelo recebe um show de fogos, cuja programação pode ser consultada via internet. Além de possuir um restaurante, há quartos para acomodação e aluguel do espaço para eventos, como festas e casamentos, da Páscoa a outubro de cada ano.

Castelo Schwerin

De estilo barroco, o castelo de Schwerin, é um dos exemplos mais importantes de arquitetura histórica da Europa.

Construído na década de 1850, possui algumas alas mais antigas e foi residência dos duques Mecklenburg-Schwerin e está localizado em uma ilha de mesmo nome na cidade de Schwerin, no Estado de Macklenburg-Vorpommern, ou Macklenburg- Pomerânia do Oeste, no norte da Alemanha.

Desde 1990 é a casa do Parlamento do Estado. Um das curiosas obras arquitetônicas do castelo é a primeira igreja protestante do Estado. De estilo renascentista é considerada uma das mais significativas obras no leste europeu.

Segundo Gilma, nos arredores do castelo pode-se apreciar a vista de um laranjal com um fascinante complexo de cavernas e árvores raras, que proporciona uma paisagem romântica e acolhedora. O jardim, em estilo inglês, também é, segundo ela, um dos principais atrativos.

Castelo Wartburg

O Castelo de Wartburg, situado em Eisnach, na saxônia-Anhalt, na Alemanha, a cerca de 400m acima do nível do mar, é um grande exemplo do período feudal no País e Patrimônio Cultural da Humanidade tombado pela Unesco.

Foi neste castelo que o monge Martinho Lutero, seu hóspede mais famoso, escreveu muitas de suas teses e traduziu a Bíblia para o alemão. Durante o século 13, o local era ponto de vanguarda cultural e de destaque da cultura medieval.

Atualmente, ele integra a Rota dos Clássicos, no Estado da Thuringia, um círculo de 350 km repleta de florestas e ex-moradores célebres. Hegel, Humboldt, Bach, Liszt, Goethe, Santa Elizabeth e Schiller foram algun dos nomes que viveram na região.

A construção foi fundada por Ludwing der Springer em 1067 e é um dos únicos castelos que ostenta três estilos arquitetônicos, uma vez que não foi construído em uma só época.

O nome Wart significa guarda, vigia, em alemão, e burg é a palavra para castelo. Ele conta com exposições especiais ao longo do ano.

Castelo Eltz

"Eltz é um castelo medieval que foi construído numa áera baixa, no meio de um rio, Mosela, cercado por montanhas e floresta densa", conta Gilma. Por isso, ele incorpora a imagem clássica de um castelo de contos de fadas.

Localizado em Wierschem, em Münstermaifeld, e construído em 1157, sua parte principal é composta por oito torres que tem entre 30 e 40 metros.

Armas, obras de arte, armaduras e móveis finos compõem são parte da atração distribuída pelas salas deste castelo. O quarto do tesouro, no salão subterrâneo da casa de Rübenach, abriga uma coleção de 500 obras dos séculos 12 a 19.

Aberto de abril a novembro, ele possui visitas guiadas que contam mais de 800 anos de história.

Castelo Celle

Na baixa-Saxônia, Celle, o último castelo visitado abriga única igreja protestante intacta com interior Renascentista do norte da Alemanha.

Os primeiros registros identificavam o palácio como um acampamento romano, em 1318. Ao longo do tempo, sua estrutura ganhou as quatro asas atuais e foi morada do duque Georg Wilhelm, no século 17.

Seu teatro barroco, o mais antigo ainda em uso no País, completa a rota e faz do castelo uma atração imperdível.

Os internautas Gilma Tietler, de Bremen (Alemanha), e Amauri Bastos, de Macaé (RJ), participaram do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra