vc repórter: com mais de 60 praias, Ubatuba encanta turistas
Com mais de 60 praias, a cidade de Ubatuba, no litoral norte do Estado de São Paulo, encanta os visitantes com seus vários atrativos turísticos, como cachoeiras, ilhas e trilhas apropriadas para a prática do ecoturismo.
» vc repórter: mande fotos e notícias
"Minhas viagens para Ubatuba são sempre uma boa e grata surpresa. O percurso às vezes parece longo, mas, quando chegamos, a conclusão é sempre a mesma: valeu à pena!", conta o paulista Sérgio Mendes, morador de Vinhedo (SP), cidade localizada a quase 300 km de Ubatuba.
Sérgio procura visitar a cidade pelo menos quatro vezes ao ano com a família. "A viagem leva em torno de 3h30 e costumo sempre ficar na praia do Félix", diz. A praia fica na região norte da cidade e é muito procurada por ter sua natureza bastante preservada. Com areia branca e solta, tem mar calmo no canto direito, ótimo para a prática de mergulho, e ondas consideráveis no canto esquerdo, atraindo também muitos surfistas.
Além da Félix, outras 17 praias compõem a região norte. No centro, há mais dez praias, entre elas a praia Grande, responsável por concentrar um grande número de turistas em feriados e nos meses de temporada. Com 1,8 km de extensão, ela possui muitas opções de hospedagem, como hotéis e pousadas e é frequentada por pessoas de todas as idades.
Já a área sul da cidade abriga 35 praias, entre elas a Toninhas e a Enseada. Ambas reúnem um público bastante familiar por ter águas tranquilas e uma faixa de areia ótima para quem gosta de ficar à beira mar. Na mesma região, a praia das Setes também atrai os banhistas com suas águas cristalinas. No entanto, o acesso é feito apenas por meio de trilha que sai do Saco da Ribeira e leva cerca de uma hora ou por barco. "Moro em Ubatuba há apenas dez anos, mas não volto mais para São Paulo", afirma Priscila de Melo Corbetta Santos.
Os passeios de escuna para a Ilha de Anchieta também são bastante procurados pelos turistas. No local, há as ruínas de um antigo presídio político, desativado em 1955 após uma grande rebelião. Além do passeio histórico, o belo visual, as quatro praias de águas claras e as trilhas ecológicas também fazem parte dos atrativos do lugar. Denominado Parque Estadual da Ilha de Anchieta e administrado pelo Instituto Florestal, aos finais de semana o lugar recebe um grande número de embarcações particulares.
Em sua área de Mata Atlântica, o município abriga também diversas cachoeiras, entre elas a Água Branca, localizada no Parque Estadual da Serra do Mar, com mais de 300 m de queda. Localizado quase ao pé da serra, os visitantes podem apreciar a biodiversidade em um percurso que leva, no mínimo, quatro horas.
Para as crianças, a cidade oferece algumas opções, como o Aquário de Ubatuba, na rua Guarani, 859, em Itaguá, onde é possível conhecer um pouco do mundo marinho; e as instalações do Projeto Tamar, onde os pequenos podem ver diversas espécies de tartarugas marinhas de perto. A base fica na rua Antonio Athanasio da Silva, 273, também no centro.
Ubatuba é o último município do litoral norte de São Paulo e faz divisa com a cidade histórica de Paraty (RJ). Os turistas que saem da capital podem utilizar a rodovia Ayrton Senna/Carvalho Pinto, a Tamoios (SP-099) e a Rio-Santos. Para quem deixa o interior, a opção é a rodovia Dom Pedro I (SP-65) até Taubaté (SP) e, depois seguir pela Osvaldo Cruz (SP-125).
Os internautas Sérgio Mendes, de Vinhedo (SP), e Priscila de Melo Corbetta Santos, de Ubatuba (SP), participaram do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.
