0

Torreón

Museu dos Metais mostra força das metalúrgicas de Torreón

  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator
O Museu dos Metais fica localizado em uma construção onde antes funcionavam as oficinas e o escritório de uma mineradora
O Museu dos Metais fica localizado em uma construção onde antes funcionavam as oficinas e o escritório de uma mineradora
Foto: Divulgação

Em 1892, Torreón não passava de um pequeno vilarejo de 200 habitantes em pleno deserto do norte do México. Três anos depois, a população havia crescido para 5 mil pessoas, e, em 1910, a cidade já contava com nada menos que 34 mil moradores. Essa incrível transformação se deveu, em grande parte, à força da indústria metalúrgica local, cuja história é contada no Museu dos Metais, uma das principais atrações culturais da cidade. O espaço mostra aos visitantes fatos que vão desde a origem e formação dos minerais, até sua transformação por processos industriais, resultando nas mais diferentes aplicações ao longo da história.

Inaugurado em setembro de 2007, em comemoração ao primeiro centenário da cidade (Torreón só se tornou oficialmente um município em 1907), a atração está localizada em uma ampla construção de 750 metros quadrados que data de 1901. Anteriormente, o lugar abrigava uma fábrica, mas foi restaurado no início deste século para receber o museu.

A exposição permanente está dividida em sete seções: origem do universo, a formação da Terra e seus minerais, as ciências da Terra, a história da humanidade em torno dos metais, transformação e aplicação dos metais na vida diária e na indústria, Peñoles (espaço dedicado ao principal grupo industrial de Torreón) e desenvolvimento sustentável socialmente responsável.

Torreón, México: Uma cidade com uma grande variedade gastronômica

Para contar esta história, o museu passa por diferentes áreas da ciência, como geologia, paleontologia, hidrologia e hidrogeologia. Isso é feito com o auxílio de diversos recursos, como gráficos, maquetes, cenários, salas audiovisuais, fichas técnicas e uma coleção de ferramentas e produtos do século 19.

O Museu dos Metais tem entrada gratuita e funciona de segunda a sexta-feira em dois períodos, das 9h às 13h e das 15h às 18h. Aos sábados, ele fica aberto apenas na parte da manhã. O endereço é Boulevard Laguna, 3200, Colónia Metalúrgica, e o telefone é o +52 871 729-5500.

Fonte: PrimaPagina Fonte: Terra
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade