PUBLICIDADE

Torreón

Canal esquecido revela mundo subterrâneo de Torreón

ver comentários
Publicidade
Canal de La Perla foi redescoberto em 2003 e transformado em um espaço turístico e cultural
Canal de La Perla foi redescoberto em 2003 e transformado em um espaço turístico e cultural
Foto: Creative Commons

Sob uma superfície de progresso e intensa atividade econômica, a cidade de Torreón, no norte do México, esconde uma parte obscura, que permaneceu ignorada por décadas. Trata-se do Canal de La Perla, estrutura construída em 1893 para funcionar como sistema de distribuição de água do município, mas que foi simplesmente esquecida pela população depois que deixou de desempenhar sua função original e só foi redescoberta em 2003.

O achado aconteceu por acidente, quando um pedaço de terra afundou durante a construção das bases de um novo edifício. O episódio revelou um túnel de 1,2 quilômetros de extensão sob as mais importantes ruas e avenidas da cidade que foi esquecido pelas autoridades e pela população quando sua administração foi transferida do governo federal para a prefeitura de Torreón, na década de 1970.

Dentro do túnel foram encontrados diversos objetos do início do século 20. As peças foram encaminhadas para o centro de documentação da cidade para terem seu valor histórico avaliado.

Torreón, o centro do planalto mexicano:

Logo após a descoberta, teve início um projeto de recuperação do espaço, que foi limpo, restaurado e iluminado para que pudesse receber visitantes. Atualmente, o passeio conta com 420 metros abertos ao público. Neles, são realizadas exposições e é possível encontrar imagens e notas de jornais locais que mostram a história de Torreón.

Fonte: PrimaPagina
Fonte: Terra
Publicidade
Publicidade