PUBLICIDADE

ST Thomas

Praia ‘criada’ em 1950 é destaque de ilha perto de St Thomas

ver comentários
Publicidade
Após a remoção de arbustos e pedras nos anos 1950, praia Honneymoon se tornou uma das principais atrações de Water Island
Após a remoção de arbustos e pedras nos anos 1950, praia Honneymoon se tornou uma das principais atrações de Water Island
Foto: Creative Commons

Reunindo uma praia paradisíaca e ruínas de instalações militares norte-americanas usadas durante a Segunda Guerra Mundial, Water Island é uma ótima alternativa de diversão para quem está em Saint Thomas. A pequena ilha fica ao sul da capital Charlotte Amalie, e a viagem de barco dura somente dez minutos.

Uma de suas principais atrações é a praia Honeymoon – ou lua de mel, em português. Antes dos anos 1950, ela era apenas uma área de 50 metros de comprimento cheia de vegetação e pedras. Para atrair turistas, seus arbustos foram removidos e suas pedras, quebradas. Para completar, uma fileira de palmeiras foi plantada à beira-mar, fazendo da praia um dos mais belos pontos da ilha.

Outro espaço interessante está bastante ligado à história da ilha, que já foi usada como base militar pelo governo dos Estados Unidos. O território era habitado pelos índios taínos quando Colombo chegou à América, e a abundância de água fresca na ilha fez dela um ponto de descanso e abastecimento de embarcações piratas nos séculos seguintes.

Por volta de 1800, ela se tornou um território onde diversos negros e mulatos que se livraram da escravidão em ilhas vizinhas passaram a plantar algodão e criar gado, até que, em 1944, foi adquirida pelos norte-americanos, que a consideraram um lugar estratégico para proteger a base submarina que o país mantinha em Saint Thomas.

Mesmo com o fim da Segunda Guerra Mundial, Water Island continuou a ser administrada pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos. A situação só mudaria no final dos anos 1990, quando o controle da ilha passou para a população local, que hoje totaliza 182 pessoas.

As instalações militares construídas durante o conflito mundial, como quartéis, torres de vigia e bunkers, estão abertas à visitação atualmente. A ilha também conta com uma ótima infraestrutura, que inclui portos, estradas e sistemas de água, esgoto e energia, todos construídos durante a guerra. A ideia era fazer uma fortaleza subterrânea no local, mas o projeto foi abandonado na metade, pois a guerra terminou antes do previsto.

Os barcos para Water Island saem do porto de Crown Bay Marina, em Saint Thomas. O telefone é o +340 690-4159.

Fonte: PrimaPagina
Fonte: Terra
Publicidade
Publicidade