3 eventos ao vivo

Lima

Prêmio faz de Lima a capital gastronômica da América Latina

  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator
O ceviche é o prato mais tradicional da culinária peruana, que ganhou reconhecimento mundial nos últimos anos
O ceviche é o prato mais tradicional da culinária peruana, que ganhou reconhecimento mundial nos últimos anos
Foto: Divulgação

Com nada menos do que sete representantes entre os 15 melhores restaurantes da América Latina, a cidade de Lima foi o destaque da premiação dos 50 melhores estabelecimentos da região, realizada na madrugada de quinta-feira (5), na própria capital peruana. A culinária do país se destaca pela diversidade, fruto da fusão das tradições nativas indígenas com os costumes trazidos por imigrantes espanhóis, africanos, chineses, japoneses e italianos.

O grande vencedor da noite foi o Astrid y Gastón, comandado pelo renomado chefe Gastón Acurio, um dos principais responsáveis por revolucionar a culinária do país e fazer do Peru um polo gastronômico mundial. Um de seus discípulos, Virgilio Martínez, ficou com o quarto lugar na lista, no comando do restaurante Central, que reúne elementos das cozinhas peruana, japonesa, vietnamita, francesa e italiana.

Com uma mistura de raízes estranhas, moluscos desconhecidos e frutas amazônicas misteriosas, o chefe Pedro Miguel Schiaffino levou o Malabar ao posto de sétimo melhor da América Latina. Em 11º aparece o Maido, de Mitsuharu Tsumura, que foi aprendiz de um dos melhores restaurantes de sushi de Osaka, no Japão. Em seu restaurante, o chefe promove a união perfeita da culinária local com a nipônica.

Conhecido como um dos melhores chefes do Peru, Rafael Osterling exportou sua marca para toda a América Latina apostando na tradicional cozinha do seu país, e levou o Rafael à 13ª colocação na lista. Já o chefe Héctor Solís, que começou 30 anos atrás com um modesto restaurante na pequena cidade de Chiclayo, hoje comanda o Fiesta, eleito o 14º melhor da região.

Completa a lista de estabelecimentos de Lima o La Mar (15º), que conta com filiais espalhadas por toda a América Latina, inclusive em São Paulo. A especialidade da casa é o ceviche, prato mais tradicional do Peru, que consiste em peixe cru marinado em limão ou algum molho cítrico.

Veja também:

Beirute: A mãe em trabalho de parto durante a explosão
Fonte: PrimaPagina Fonte: Terra
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade