PUBLICIDADE

Caracas

Salsa e música caribenha de raiz agitam noite de Caracas

ver comentários
Publicidade
Nascida em Cuba, a salsa se espalhou pelo Caribe e é um dos ritmos mais populares na Venezuela
Nascida em Cuba, a salsa se espalhou pelo Caribe e é um dos ritmos mais populares na Venezuela
Foto: Igor Borodin/Shutterstock

Quem passa em frente ao El Maní es Así, em Caracas, não imagina que está diante de um dos templos da música caribenha. A casa, que nasceu como um simples restaurante popular em 1986, hoje é uma referência mundial para os amantes da salsa e demais ritmos caribenhos. Tudo isso graças ao clima popular, livre e boêmio do lugar.

“Eu acho que a magia deste lugar está no seu clima boêmio e na possibilidade de qualquer um poder entrar como quiser – de jeans, de shorts, de chinelo. Não tem essa coisa de pagar por uma mesa. Você pode simplesmente pedir uma cerveja e ficar por ali. É um lugar livre, e é isso que atrai as pessoas”, declarou Frank Márquez, um dos grandes nomes da salsa venezuelana, em um depoimento para o site do bar.

Foi justamente esse espírito de improviso que transformou o El Maní es Así em um patrimônio cultural da capital venezuelana. No começo, foram os próprios clientes que organizaram saraus, exposições, apresentações musicais e, claro, animados bailes. Ao perceber a vocação cultural do local, os donos o transformaram em um espaço só para ouvir e dançar salsa no fim dos anos 1980.

Caracas: noite, festa e rumba, uma experiência sensorial:

A partir de então, El Maní es Así se tornou não só o berço de importantes grupos de salsa venezuelanos como passou a receber a fina flor da música caribenha. Desde então, já se apresentaram no lugar verdadeiras lendas da salsa, como os venezuelanos Oscar d’León e Gerardo Rosales; os porto-riquenhos Ray Barreto, Cheo Feliciano, Gilberto Santa Rosa, Pete “Conde” Rodríguez e Roberto Roena; os americanos Willie Colón, Larry Harlow e Eddie Palmieri; o dominicano Jhonny Pacheco; o panamenho Rubén Blades; e até a diva cubana Celia Cruz.

Serviço

El Maní es Así
Avenida Francisco Solano esquina com Calle El Cristo, Sabana Grande, Caracas
Tel.: +58 212 763-6671

Fonte: PrimaPagina
Fonte: Terra
Publicidade
Publicidade