Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Turismo

Trilha cabalística tem cachoeiras e vista para Vale do Paraíba

9 mar 2009 - 18h33
Compartilhar

Sete quilômetros de trilha que passam por sete grandes cachoeiras numa fazenda comprada há sete anos. Essa característica um tanto, digamos, cabalística é uma das curiosidades do Recanto das 7 Cachoeiras, entre Ubatuba e Taubaté. A 20km de São Luís do Paraitinga, o lugar está numa região onde o rio Sertãozinho escavou seu cânion e cujo ponto mais alto permite admirar o Pico das Agulhas Negras e o da Pedra da Mina (terceiro e quarto mais altos do Brasil, respectivamente).

Foto: Divulgação


» Veja fotos da trilha
» Chat: tecle sobre o assunto

Partida e chegada da trilha ocorrem na casa principal da fazenda - onde funciona uma pousada. A 50m dali, a primeira parada é obrigatória: Cachoeira das Andorinhas, queda d'água de 45m de altura. Nos próximos 250m, aparecem a Cachoeira Arco-Íris e a Bromélia, com alturas de 25 e de 45m.



Passa-se por uma região repleta de quedas menores, como o Poço da Borboleta Azul (com 10m) e o Poço Zen (4m), onde se pode mergulhar em águas transparentes que convidam, quase intimam, a um mergulho. Antes de chegar às outras quatro gigantes, o caminho ainda cruza o Santuário da Natureza (concentração de poços e quedas d'água) e o Sumidouro (trecho de 80m em que o rio Sertãozinho corre subterrâneo).



Avista-se então a Cachoeira dos Macacos, com seus 20m de altura. Mais 250m e chega-se à Cachoeira da Pedra Grande (45m), depois à Cachoeira Luminosa (30m) e, por fim, à Cachoeira Encantada (50m).



Mas o passeio não terminou aí: o mirante da Laje de Pedra permite admirar um panorama que engloba todo o Vale do Paraíba, com a Serra da Mantiqueira ao fundo.



Na pousada, há nove apartamentos e um chalé para até quatro pessoas, desprovidos de televisão. O proprietário da fazenda e da pousada, Carlos Corrêa, também chama atenção para a moita de taquaruçu (espécie de bambu) de onde podem sair sacis. Explicação: os índios tupis e guaranis acreditavam que pica-paus de bico amarelo jogavam sementes dentro dessas plantas, e os sacis saíam dali numa noite de vento forte depois de se desenvolverem por sete anos.



Recanto das 7 Cachoeiras -

Onde: km 46 da Rodovia Oswaldo Cruz, no Distrito Turistico de Catuçaba. Quando: sábado e domingo; em feriados e períodos de férias abre também nos outros dias. Quanto: estada por final de semana é R$ 200 por pessoa (entrada às 18h da sexta-feira e saída às 18h do domingo) e inclui café-da-manhã, almoço, jantar e guias para as trilhas). Fazer as trilhas sem se hospedar custa R$ 50 por pessoa. Crianças de até 10 anos pagam 50% do valor. Informações: (11) 5072-2143 e (12) 3671-6201 ou www.trilhadas7cachoeiras.com.br.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra