Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Turismo

Salar de Uyuni é o principal atrativo turístico da Bolívia

No país que vai da Amazônia aos Andes, o atrativo turístico mais famoso é um imenso deserto de sal: o Salar de Uyuni, onde a Terra parece tocar o céu, [...]

6 jan 2026 - 14h12
Compartilhar
Exibir comentários

No país que vai da Amazônia aos Andes, o atrativo turístico mais famoso é um imenso deserto de sal: o Salar de Uyuni, onde a Terra parece tocar o céu, no deserto de sal mais alto do mundo.

A 20 km da cidade homônima, na província de Potosí, essa área de 12 mil km² fica a mais de 3.600 metros de altura e é o único ponto natural brilhante que pode ser visto do espaço.

Diferente do que se imagina, a região não foi um oceano, mas o que sobrou das águas do Minchin, um lago com mais de 50 mil km² que teve suas águas salgadas evaporadas, há cerca de 10 mil anos, e mantém vivo esse cenário branco.

Assim como a Reserva Nacional de Fauna Andina Eduardo Avaroa, o Salar de Uyuni é o principal atrativo turístico da Bolívia, entre os visitantes estrangeiros.

Salar de Uyuni
Salar de Uyuni
Foto: Wikimedia-Commons / Viagem em Pauta

Salar de Uyuni

Para quem chega pela primeira vez (ou pela segunda ou pela terceira), o Salar do Uyuni parece ilusão de ótica.

De dezembro a março, as chuvas formam uma capa fina de água sobre o chão que reflete sobre o salar. Os visitantes que desembarcam na Ilha Incahuasi, a mais visitada da região, garantem as tradicionais fotos com efeitos óticos de diferentes perspectivas.

As sensações são mesmo extremas, antes mesmo de chegar ao salar, no Cementerio de Trenes, a 1 km do centro da cidade. É ali que carcaças de vagões da época em que empresas francesas e inglesas apostaram na região, no final do século 19, servem de cenário para ensaios fotográficos.

Mas em uma região em que o sal é o principal atrativo, as sucatas ficam logo para trás e os carros 4×4 começam a riscar a imensidão do Uyuni, em travessias deserto adentro que podem durar até 4 dias.

"O interior do salar tem várias ilhas com cactus milenários gigantes. O contraste do cenário branco com essas ilhas que, além de terem rochas com textura de corais, dão a sensação de estar em um mar de leite", destaca Delia Bustillos, diretora do curso de Hoteleria e Turismo da Unifranz El Alto.

Salar de Uyuni
Salar de Uyuni
Foto: Wikimedia-Commons / Viagem em Pauta

Na Reserva Nacional de Fauna Andina Eduardo Avaroa, as cores assumem novas possibilidades.

São 885 km Bolívia adentro por cenários como lagos multicoloridos, salares em formação, desertos e restos arqueológicos.

Um dos destaques são as lagoas policromáticas de água salgada, em áreas de até 4.300 metros de altitude, na província de Sud Lípez, em Potosí, como a Laguna Colorada, cujos tons são garantidos pelas algas e pela cor ocre da terra, em uma área de 60 km².

O tom avermelhado ao longo de toda a sua extensão disputa com o rosa dos flamingos e o branco forte das ilhas de bórax.

E das luzes e cores daquele impressionismo natural, o visitante passa para o surrealismo de Dalí.

Deserto de Dalí
Deserto de Dalí
Foto: Eduardo Vessoni / Viagem em Pauta

O deserto que recebe o nome do pintor espanhol se deve à suposta passagem do artista pela região, cujas paisagens teriam servido de inspiração.

Surrealismo ou não, a disposição das rochas vulcânicas pela areia fina não deixa de lembrar suas obras.

No mesmo dia da visita, pela manhã bem cedo, é possível se banhar nas águas termais de gêiseres, a 4.500 metros de altura, onde as cores se confundem com a fumaça quente subindo o céu ainda escuro.

As formações rochosas e os poços vulcânicos encontrados nesse trecho do roteiro levam o visitante à era mesozoica (e a outras dimensões).

"O nome do Salar é o seu maior potencial. Turistas de outras partes do mundo identificam a Bolívia com o Salar e esse é um dos efeitos positivos de como o atrativo já está posicionado no mundo", analisa Javier Rivera Segovia, da Unifranz Santa Cruz.

Viagem em Pauta
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade