Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Turismo

RJ é a quarta cidade menos honesta do mundo; veja ranking

Revista testa honestidade de 16 cidades em países diferentes e conclui que Lisboa, em Portugal, é a mais desonesta

25 set 2013 - 20h32
(atualizado às 20h32)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Revista deixou 12 carteiras em 16 cidades diferentes para checar a honestidade das pessoas</p>
Revista deixou 12 carteiras em 16 cidades diferentes para checar a honestidade das pessoas
Foto: Facebook / Reprodução

A revista Reader's Digest decidiu testar a honestidade dos cidadãos de 16 cidades do mundo. Os repórteres da revista se espalharam por locais como Nova York, Mumbai, Lisboa, Moscou e Rio de Janeiro para checar como as pessoas se comportariam ao encontrar uma carteira perdida na rua com informações pessoais, telefone, fotos de família e 30 euros em dinheiro (o equivalente a R$ 90). 

De acordo com o Daily Mail, em cada uma das 16 cidades foram abandonadas 12 carteiras em locais estratégicos. E, do total de 192 pacotes, menos da metade foi devolvido. Segundo a revista, os resultados variaram muito entre as cidades, mostrando que a honestidade não tem relação com países ricos ou pobres, sexo ou idade.

A capital da Finlândia, Helsinki, foi considerada a cidade mais honesta do mundo, já que 11 das 12 carterias foram devolvidas. Lasse Luomakoski, um estudante do país, disse que ser honesto está na cultura do seu povo. "Finlandeses são naturalmente honestos. Somos um país pequeno, quieto e de pessoas unidas. Temos pouca corrupção e nem ao menos cruzamos o sinal vermelho", disse.

Na contramão, Lisboa, capital de Portugal, foi considerada a cidade mais desonesta, já que apenas uma carteira foi devolvida e não por portugueses, mas, sim, por um casal de holandeses que estava de férias na cidade.

Mumbai, na Índia, foi a segunda cidade mais honesta, tendo devolvido 9 das 12 carteiras. O fato comprova que, em países pobres, a desonestidade não é regra, considerando que os 30 euros que estavam na carteira valem mais 3 mil rupees, a moeda local. "Ensino meus filhos a serem honestos, assim como meus pais me ensinaram", disse Vaishali Mhaskar, mão de dois filhos, que encontrou uma das carteiras perdidas na Índia.

Enquanto isso, em Zurique, na Suíça, que é considerado um país desenvolvido, apenas 4 carteiras foram devolvidas, assim como no Rio de Janeiro. Na capital fluminense, uma moça de 20 e poucos anos chegou a devolver a carteira, mas pegou o dinheiro antes. Enquanto isso, uma senhora de 73 anos entregou o objeto de volta e contou que, quando era jovem, levou para casa uma revista de uma banca sem pagar e foi repreendida pela mãe.

De olho nos objetos perdidos, a revista descobriu onde foi parar o dinheiro que não foi devolvido. O motorista de um bonde em Zurique levou a quantia para casa. Em Nova York, um homem foi logo comprar um maço de cigarros. Confira abaixo a lista de classificação das cidades:

1) Helsinki, Finlândia: 11 carteiras devolvidas

2) Mumbai, Índia: 9 carteiras devolvidas

3) Budapeste, Hungria: 8 carteiras devolvidas

4) Nova York, Estados Unidos: 8 carteiras devolvidas

5) Moscou, Rússia: 7 carteiras devolvidas

6) Amsterdã, Holanda: 7 carteiras devolvidas

7) Berlim, Alemanha: 6 carteiras devolvidas

8) Liubliana, Eslovênia: 6 carteiras devolvidas

9) Londres, Inglaterra: 5 carteiras devolvidas

10) Varsóvia, Polônia: 5 carteiras devolvidas

11) Bucareste, Romênia: 4 carteiras devolvidas

12) Rio de Janeiro, Brasil, e Zurique, Suíça: 4 carteiras devolvidas

13) Praga, República Checa: 3 carteiras devolvidas

14) Madrid, Espanha: 2 carteiras devolvidas

15) Lisboa, Portugal: 1 carteiras devolvida

&amp;lt;a data-cke-saved-href="http://turismo.terra.com.br/infograficos/riodejaneiro-50-dicas/" href="http://turismo.terra.com.br/infograficos/riodejaneiro-50-dicas/"&amp;gt;Rio de Janeiro 50 dicas&amp;lt;/a&amp;gt;
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade