Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Turismo

Lagos formam primeiro parque nacional do Afeganistão

23 abr 2009 - 12h18
Compartilhar

Tem sido difícil topar com boas notícias vindas do Afeganistão, mas elas existem sim. Para proteger uma de suas mais belas áreas naturais, o governo afegão aprovou nesta quarta-feira a criação de seu primeiro parque nacional. Chamado de Band-e-Amir, ele terá cerca de 59.500 hectares e está localizado em uma região relativamente pacífica, no centro do país.

Parque nacional tem seis lagos e formações rochosas
Parque nacional tem seis lagos e formações rochosas
Foto: AP


» Veja mais fotos do parque no Afeganistão
» Chat: tecle sobre a notícia
» vc repórter: mande fotos e notícias


O maior atrativo de Band-e-Amir é o conjunto de seis lagos de cor azul profundo, localizados 2.900 metros acima do nível do mar e separados por barragens naturais feitas de uma rocha calcária chamada travertino. O nome dessa rara formação mineral vem da Itália, onde ficam suas mais famosas reservas, usadas na decoração de monumentos como o Coliseu de Roma e a Basílica de São Pedro, no Vaticano.

Até os anos 50, Band-e-Amir foi um point bastante popular para os turistas, em especial os próprios afegãos. A visitação a essas terras altas, porém, começou a decair a partir da década de 80, em virtude das guerras. No entanto, a província de Bamiyan, onde fica o parque, foi pouco afetada pela onda de violência que toma conta das regiões leste e sul do país.

Se guerrilheiros e militares não são uma grande ameaça, a ação humana predatória nos últimos anos afetou, e muito, a vida selvagem local. Ainda assim, é possível encontrar espécies como o ibex (um tipo de cabra selvagem) e o urial (um carneiro selvagem), além de lobos, raposas, peixes e muitos pássaros, entre eles o Montifringilla theresae, tido como exclusivo do país.

A criação do parque, que coincide com o Dia da Terra, tem como objetivo ajudar a preservar esse delicado ecossistema. Com mais atenção e esforços, o governo afegão procura evitar que aconteça com Band-e-Amir o mesmo que ocorreu na era talibã com duas estátuas gigantes de Buda que estavam ali pertinho: a destruição.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra