Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Veja 12 estátuas feias, segundo a 'Travel and Leisure'

Compartilhar

Estátuas e monumentos públicos tem o objetivo de embelezar as cidades e torná-las mais agradáveis. Mas, muitas vezes, o efeito alcançado é o contrário. Obras bizarras, esquisitas e polêmicas acabam irritando os habitantes das cidades e surpreendendo negativamente os turistas. O site americano de turismo

<B>Homens fazendo xixi, Praga, República Checa</b><br>
Criada pelo artista David Cerny, a estátua dos "homens fazendo xixi", pode lembrar o Manneken-pis revisitado em alta tecnologia. No coração de Praga, a obra tem dois homens metálicos, fazendo xixi dentro de uma representação de um mapa da República Tcheca. Você pode mandar um SMS para um número indicado na obra, e os bonecos "escreverão" o texto com seu "xixi" (que é apenas água!)
Homens fazendo xixi, Praga, República Checa Criada pelo artista David Cerny, a estátua dos "homens fazendo xixi", pode lembrar o Manneken-pis revisitado em alta tecnologia. No coração de Praga, a obra tem dois homens metálicos, fazendo xixi dentro de uma representação de um mapa da República Tcheca. Você pode mandar um SMS para um número indicado na obra, e os bonecos "escreverão" o texto com seu "xixi" (que é apenas água!)
Foto: Fabiana Bertone / Divulgação
Travel and Leisure

listou as doze obras mais feias do mundo. Ainda que gosto não se discuta, vale a pena conferir.

Estátua do Abade Faria, Goa, Índia

O Abade Faria foi um pioneiro em técnicas de hipnose, nascido em Goa no século dezoito, quando a cidade ainda era colônia portuguesa. Esta bela região do sul da Índia, com praias e muita espiritualidade recebeu em 1945 uma estátua homenageando o Abade Faria, na qual ele esta no meio de uma sessão de hipnose, acompanhado de uma mulher em transe.

Metronome, Nova York, Estados Unidos

Construído em 1999 para comemorar a chegada do novo milênio, o Metronome é uma obra extravagante situada na praça de Union Square, em Manhattan. A obra inclui uma parede de tijolos com uma mão sem corpo, um buraco que solta vapor, uma esfera que acompanha as fases da lua e um pêndulo decorativo. À esquerda, uma linha de 15 dígitos indica (com os primeiros quatro dígitos), a hora, no que pode ser considerado como o relógio mais complicado do planeta.

Estátua do Michael Jackson, Londres, Inglaterra

O dono do time do Fulham, time londrino, é Mohamed Al-Fayed, multi-milionário conhecido por ser dono das lojas Harrod¿s e pai de Dodi Al-Fayed, namorado de Lady Di, falecido com a princesa no fatídico acidente de carro. Al-Fayed convidou o Rei do Pop para ver um jogo com ele no estádio, e o homenageou após sua morte na entrada do campo de futebol de Craven Cottage.

Estátua de Pedro o Grande, Moscou, Rússia

Situada numa ilha do Rio Moscou, uma estátua de quase cem metros homenageia o tsar Pedro o Grande e suas aventuras marítimas. Feita de aço, bronze e cobre, a estátua nunca convenceu os moradores da região Aliás, os vizinhos dizem acreditar em rumores maldosos que indicam que a obra, feita pelo artista georgiano Zurab Tsereteli, teria sido realizada para homenagear Cristóvão Colombo, mas que, após ser rejeitada em diversas cidades, ela foi oferecida à cidade de Moscou como se tivesse sido feita para Pedro o Grande.

Marilyn para sempre, Chicago, Estados Unidos

Marilyn Monroe foi uma das principais musas do planeta do século 20. Uma das obras mais feias criadas para homenagear a estrela é esta estátua de oito metros feita pelo artista Seward Johson perto da avenida de Magnificent Mile, em Chicago. A estátua foi inspirada pela famosa cena do filme O Pecado Mora ao Lado (1955), no qual o vento criado pela passagem de um metrô levanta a saia de Marilyn.

Amabel: A estrutura florida, Seul, Coreia do Sul

O reconhecido escultor americano Frank Stella deixou uma marca que muitos habitantes de Seul gostariam de apagar. Desde alguns ângulos, a estátua chamada de "Amabel", lembra pétalas de flores metálicos, desde outros, parece apenas um monte de entulho.

Homens fazendo xixi, Praga, República Checa

Criada pelo provocador artista checo David Cerny, a estátua dos "homens fazendo xixi", pode lembrar o Manneken-pis revisitado em alta tecnologia. No coração de Praga, a obra tem dois homens metálicos, fazendo xixi dentro de uma representação de um mapa da República Tcheca. Você pode mandar um SMS para um número indicado na obra, e os bonecos "escreverão" o texto com seu "xixi" (que é apenas água!).

Parque Vigeland, Oslo, Noruega

A três quilômetros do centro de Oslo, o Parque Vigeland tem mais de duzentas obras do escultor norueguês Gustav Vigeland, com um estilo místico e, muitas vezes, sombrio. Casais beijando um esqueleto, ou uma figura de Golias sendo atacada por um grupo de bebês são apenas algumas delas.

Fonte salva-vidas, Duisburg, Alemanha

Os trabalhos do escultor francês Niki de Saint Phalle tornam parques em museus no mundo inteiro. A obra de Lebensretter-Brunnen, ou a "Fonte Salva-vidas", da cidade de Duisburgo, no oeste da Alemanha, representa uma mulher se aferrando a um imenso pássaro colorido com garras monstruosas.

O Dedão, Paris, França

O bairro de La Défense, no noroeste de Paris, é conhecido por ter a maioria dos arranha-céus da capital francesa. Mas ao passear pelo bairro, um dedão de 12 metros nascendo solo é o que mais chama a atenção. Obra do artista César Baldaccini o Le Pouce ("O Dedão", em francês), foi criado nos anos 60, mas instalado no local apenas em 1994.

Mustang Azul, Denver, Estados Unidos

Situada entre lojas, filas estressantes e a modernidade do Aeroporto Internacional de Denver, no estado americano de Colorado, uma estátua impressiona, de maneira negativa. Um imenso cavalo azul de 4,5 toneladas, feito de fibra de vidro, parece pronto a esmagar os passageiros que passam por baixo de suas patas. A construção do Mustang Azul, aliás, acabou matando seu escultor, Luis Jimenez, atingido por uma peça enquanto criava o cavalo.

Der Hase: Homenagen a Dürer, Nüremeberg, Alemanha

O artista alemão Albert Dürer, certamente, teria preferido não receber a homenagem de Jürgen Goertz, instalada frente a sua antiga residência na cidade de Nuremberg, no sul da Alemanha. Um coelho morto, cercado de ratos é uma escultura de pesadelos, numa tirada satírica que faz referência a um coelho muito mais agradável: aquele desenhado por Dürer em sua pintura Der Feldhase.

Fonte: Andrés Bruzzone Comunicação Andrés Bruzzone Comunicação
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra