Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Lava e fumaça: veja a beleza de vulcões espalhados pelo mundo

9 ago 2013 - 09h09
(atualizado às 09h09)
Compartilhar
Exibir comentários

Os vulcões causam uma mistura de medo e fascinação: quando entram em erupção, destróem tudo sobre seu caminho, causando morte e devastação. Ao mesmo tempo, eles criam espetáculos da natureza com sua lava e sua fumaça. Mesmo inativos, seu formato e suas crateras formam incríveis paisagens. Confira alguns dos mais incríveis vulcões espalhados pelo mundo, nesta seleção do Terra

Islândia

Em 2010, o vulcão de nome impronunciável Eyjafjallajökull ganhou as manchetes do mundo inteiro ao entrar em erupção e formar uma nuvem de cinzas que fechou a maioria dos grandes aeroportos da Europa por vários dias. Coberto por uma geleira do sul da Islândia, o vulcão faz parte de uma das numerosas atrações da ilha, que conta com outros vulcões como o Ketla e o Grimsvotn.  

Kilauea, Havaí

Situado dentro do Parque Nacional dos Vulcões, no sul da ilha havaiana de Big Island, o Kilauea é um dos vulcões mais ativos do mundo. Os turistas que visitam este famoso cartão postal do Havaí têm a chance de ver rios de lava e o incrível espetáculo de seu encontro com as águas de mar. 

Pico do Fogo, Cabo Verde

O vulcão Pico do Fogo da ilha de Cabo Verde entrou em erupção pela última vez em 1995 e ainda está ativo. Mas a maior curiosidade do vulcão está dentro de sua imensa caldeira, onde, em meio a paisagens lunares e pedra vulcânica, encontra-se o vilarejo de Chã das Caldeiras, onde os habitantes cultivam vinhedos e frutas aproveitando a grande fertilidade do solo. Caminhadas com guias estão disponíveis para chegar ao topo dos 2.829 metros do vulcão. 

Etna, Itália

Situado no litoral leste da Sicília, perto das cidades de Messina e Catania, o Monte Etna é o vulcão ativo mais alto da Europa. Além de ser um belo cartão-postal, o Etna é um ótimo ponto para turistas e aventureiros que querem observar o impressionante espetáculo das erupções vulcânicas.

Vesúvio, Itália

Situado a 9 km do centro de Nápoles, o Vesúvio é um famoso cartão-postal da Itália. Além de criar um pano de fundo para a cidade do sul do país, o vulcão oferece um grande espaço para trilhas e caminhadas que levam à sua cratera e um magnífico visual sobre a baía de Nápoles. 

Kawah Ijen, Indonésia

Apesar do ambiente inóspito, o vulcão de Kawah Ijen, situado na ilha de Java, cria um cenário surpreendente e único no mundo. Em meio a águas de diferentes tons de azul na grande cratera, uma densa fumaça amarela cobre o panorama numa das últimas minas de enxofre a céu aberto do planeta.

Monte Fuji, Japão

Com seus mais de 3,7 mil metros de altura, o Monte Fuji é o ponto mais alto do Japão, além de ser um dos principais cartões-postais do país. Sagrado para os japoneses, o Monte Fuji é um vulcão ativo, mesmo que sua última erupção tenha acontecido em 1707.

Cotopaxi, Chile

Situado nos Andes equatorianos, a 75 km da capital Quito, o Cotopaxi é maior vulcão ativo do planeta, com uma altura que atinge os 5.897 metros. No caminho até o topo nevado, os turistas aventureiros apreciam a beleza de numerosas belezas naturais protegidas dentro de um Parque Nacional com lagos e florestas intocadas. 

Parque Nacional Timanfaya, Espanha

Ilha mais oriental das Ilhas Canárias, ao largo de Marrocos, Lanzarote tem paisagens vulcânicas que parecem saídas de outro planeta. Muitas delas encontram-se no Parque Nacional Timanfaya, que conta com 25 vulcões que entraram em erupção pela última vez no século 19, conhecidos como “Montanhas de Fogo”. 

Arenal, Costa Rica

Pequeno país da América central, a Costa Rica é um paraíso natural com magníficas praias no Pacífico e no Caribe, florestas tropicais e diversos vulcões. O mais famoso e ativo deles é o Arenal. Culminando a 1.670 metros de altura, este vulcão cônico do noroeste do país está em erupção constante desde julho de 1968 e se caracteriza pela emissão de lava no seu topo. 

Dallol, Etiópia

Situado na região nordeste da Etiópia, o deserto de Danakil é um dos pontos mais quentes e inóspitos do planeta, com temperaturas que podem ultrapassar 50 graus. Nesta área, localizada a 60 metros abaixo do nível do mar, o vulcão Dallol  tem paisagens únicas com formações geológicas e cores brilhantes que vão do laranja ao verde, passando pelo branco e o amarelo em colunas de sal, gêiseres e pequenas piscinas de gás.

Krakatoa, Indonésia

A ilha indonésia de Krakatoa, situada entre as ilhas de Java e Sumatra, é famosa por ter sofrido uma erupção vulcânica  considerada como a mais violenta da história, em 1883. O barulho da explosão, uma sucessão de erupções de 22 horas, foi ouvido a até 5 mil km de distância. O resultado final foi de 40 mil vítimas numa ilha onde restou somente o vulcão em  atividade constante com mais de cem movimento sísmicos por dia.

<a data-cke-saved-href="http://turismo.terra.com.br//infograficos/100-paisagens-mundo/" href="http://turismo.terra.com.br//infograficos/100-paisagens-mundo/">Paisagens no mundo</a>
Fonte: Andrés Bruzzone Comunicação Andrés Bruzzone Comunicação
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade