0

Caribe

Tesouro mexicano, Isla Mujeres combina natureza e cultura

14 jan 2013
07h12
atualizado às 07h12
  • separator
  • comentários

Pequeno município localizado na península de Yucatán, no México, Isla Mujeres guarda uma natureza generosa. Banhada pelo mar do Caribe, a ilha - a 13 km de Cancun - com 7 km de comprimento e 650 metros de largura - impressiona os turistas mais exigentes, com águas repletas de peixes e coloridos recifes de corais, pontos de apreciação do pôr-do-sol e parques de preservação animal e histórica.
 
O nome do destino em que vivem, aproximadamente, 13 mil habitantes, está fortemente ligado à sua história. Conquistadores espanhóis o chamaram de Ilha das Mulheres - em português - por causa das diversas figuras de barro de representações femininas que encontraram ao desembarcar por lá, séculos atrás.

Município banhado pelo mar do Caribe tem 7 km de comprimento e 650 metros de largura
Município banhado pelo mar do Caribe tem 7 km de comprimento e 650 metros de largura
Foto: Shutterstock

Em razão do tamanho, a ilha pode ser explorada a pé, com carrinho de golfe ou de bicicleta. E sempre, de uma ponta à outra, haverá uma atividade para agitar o dia. Próximo ao centro da cidade, estão as melhores praias para desfrutar de um dia de sol forte e banho de mar.

Dona de uma areia branquinha, a Playa Norte é bastante usada para nadar e praticar esportes aquáticos. Depois de um dia cheio, é comum tirar uma soneca, debaixo de um coqueiro ou saborear os frutos do mar frescos vendidos nos quiosques, enquanto se vê um deslumbrante pôr-do-sol. Lado a lado, Playa Lancheros e Playa Paraiso são perfeitas para se bronzear e nadar com tubarão (passeio seguro e supervisionado), além de ideais para compra de souvenirs.
 
Ao sul, entre as ruínas arqueológicas do Templo da deusa Ixchel, fica o Parque Nacional Garrafon, com recifes e falésias, ambiente para praticar atividades aquáticas como caiaque e mergulho. Além disso, os pacotes de passeio - a partir de R$ 144 - contemplam caminhadas, passeio de bicicleta e tirolesa sobre as águas azul-turquesa. O parque também tem acesso a uma área de penhascos chamada Punta Sur, onde se pode admirar o Parque das Esculturas (galeria ao ar livre), farol e o templo maia.

O agito com os animais não para por aí. Encantador, o mergulho com golfinho no Dolphin Discovery permite que os visitantes do parque beijem e sejam puxados pela barbatana do simpático mamífero. Já na parte norte do território, o Parque Nacional Contoy abriga espécies raras de tartarugas e centenas de colônias de aves, como pelicanos, garças e fragatas.

Badalação
Em Isla Mujeres, a diversão não para quando o sol se põe. Embora a vida noturna seja tranquila, não faltam opções de bares e restaurantes para comer e beber num agradável ambiente caribenho embalado por música ao vivo. A Avenida Hidalgo, no centro da cidade, concentra os melhores points de diversão.

Experimentar um autêntico jantar mexicano exige uma parada no Don Chepo, restaurante especialista em tacos, fajitas, tortillas quentes, frutos do mar e bifes de flanco servidos com molhos carregados na pimenta. Cervejas nacionais e coquetéis deixam o paladar ainda mais aguçado.

A infraestrutura hoteleira da ilha conta 1.200 quartos divididos entre dezenas de empreendimentos de até cinco estrelas. Na categoria máxima está La Casa de los Sueños, um hotel em Punta Sur com dez quartos com vista para o mar, equipados com ar-condicionado, internet e frigobar. Diárias a partir de R$ 550 permitem acesso à piscina, ginásio e spa.

Fonte: Agência Hélice Fonte: Terra
  • separator
  • comentários
publicidade