0

Caribe

Lanche com filé de tubarão é especialidade na ilha Trinidad

17 jan 2013
07h19
  • separator
  • comentários

Paisagens exuberantes, belas praias e um povo animado e hospitaleiro são os grandes atrativos de Trinidad e Tobago, arquipélago ao norte da Venezuela. Além disso, a ilha Trinidad reserva uma iguaria local bastante diferente dos pratos brasileiros: o bolinho recheado com carne de tubarão, conhecido como shark n’ bake.

Tradicional iguaria trinitária, o bake n shark surgiu no início dos anos 1980 e foi incorporado à gastronomia local
Tradicional iguaria trinitária, o bake n shark surgiu no início dos anos 1980 e foi incorporado à gastronomia local
Foto: Shutterstock

À primeira vista, o prato que vem conquistando uma legião de fãs nos últimos anos, especialmente no verão, pode soar um tanto quanto estranho ao nosso paladar. Porém, quem visita o destino se apaixona pelo lanche, composto por um tipo de pão frito, filé de tubarão empanado, vegetais variados, como repolho, alface, pepino, cebola e tomates.

Também são acrescentados abacate e abacaxi picados, além de deliciosos molhos dos tipos picante, tamarindo ou chicória. Dependendo do local onde for comprado, o prato pode ter algumas variações, como ser acompanhado de batatas ou mesmo de outros sabores de molho.

Mas não pense que o tubarão, principal ingrediente do shark n’ bake, é de uma espécie grande, como a do filme “Tubarão”. Pelo contrário, o protagonista do prato é de um tipo menor e menos perigoso, encontrado nas águas da ilha. No Brasil, ele poderia ser facilmente substituído por um filé de cação, sem prejuízo ao sabor da receita original. Já o bake, um bolinho de massa frita, é feito à base de farinha de trigo e preparado de modo semelhante aos conhecidos bolinhos de chuva.

A especialidade, considerada uma comida de rua, é comprada em quiosques e também com vendedores ambulantes, principalmente em Maraca’s Beach, praia em que o lanche foi popularizado no início dos anos 1980. Para os turistas, não é nenhum sacrifício ir até o local - conhecido como uma das mais belas praias do norte de Trinidad -, saborear esta iguaria. Porém, o lanche está tão fortemente introduzido na cultura e gastronomia local, que mesmo os moradores da ilha não perdem a oportunidade de pegar a estrada e ir até o local para provar o lanchinho, especialidade do quiosque Richard’s Bake n’ Shark, onde custa, em média, RS 10.

Fonte: Agência Hélice Fonte: Terra
  • separator
  • comentários
publicidade