Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Caribe

Invenção mexicana, goma de mascar existe há 500 anos

8 nov 2012 - 07h30
(atualizado às 07h30)
Compartilhar
Exibir comentários

Associada à imagem da juventude, a goma de mascar tem sua origem relatada em diferentes partes do mundo. Contudo, sua história principal remete ao México, quando espanhóis chegaram ao país em 1518. Na época, os colonizadores descobriram que os maias - povos nativos - tinham o hábito de mascar uma goma extraída de árvore nativa da região onde hoje fica a Península de Yucatán. 

Povos maias tinham o hábito de mascar uma goma extraída de árvore nativa da região onde hoje fica a Península de Yucatán
Povos maias tinham o hábito de mascar uma goma extraída de árvore nativa da região onde hoje fica a Península de Yucatán
Foto: Shutterstock
 
O látex produzido pela árvore chamada de Sapota Zapotilla era usado, primordialmente, para a higiene dos dentes. Por isso, a seiva foi denominada como Tchi-Clé, sendo que Tchi significa boca e Clé significa movimento. Assim, o exercício de movimentar a boca para mascar a goma deu origem ao nome, depois adaptado para “chiclete”.
 
Apesar da descoberta, somente no século 19 um fotógrafo nova-iorquino chamado Thomas Adams Jr., juntamente ao seu vizinho, o general mexicano Antonio Lopez, decidiu usar a iguaria no mercado comercial. Primeiro, a dupla teve a ideia de misturar a borracha na fabricação de pneus, para baratear os custos. Depois, vendo que o general tinha mania de mascar a resina para ficar calmo, Adams decidiu acrescentar ao produto o alcaçuz - arbusto de flores azuladas com sabor doce -, dando forma de bola e embrulhando-o em papel colorido.
 
Em 1872, a deliciosa novidade passou a ser vendida em Nova Jersey, nos Estados Unidos, com o nome de Adams New York Nº1. O sucesso do primeiro chiclete de sabor licoroso foi instantâneo, conquistando empresários do ramo de doces como Willian J. White e Frank H. Fleer, responsáveis pelo desenvolvimento de novos sabores.
 
Outras curiosidades
Atualmente, nos mais diversos sabores e formatos, a guloseima de origem mexicana não deixa de ser querida, tendo ganhado até mesmo uma versão orgânica e biodegradável, em 2009, criada pelas mãos de uma cooperativa do México.  Dentre os sabores favoritos dos mexicanos, estão os chicletes de tutti-frutti, menta e laranja. 
 
Uma mania bastante comum entre os fãs de chiclete é a de fazer a famosa “bola”. Isso é possível, pois a goma, um tipo de borracha feita a partir do petróleo, é o que deixa a guloseima com consistência elástica, permitindo que, ao ser soprada, o ar preencha e aumente seu tamanho em forma arredondada. 
Fonte: Agência Hélice
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade