PUBLICIDADE

Caribe

Fã do esporte, Cuba pede visita a seus estádios de beisebol

26 dez 2012 - 07h30
(atualizado às 07h30)
Compartilhar
Exibir comentários

O beisebol pode não ser muito popular no Brasil, mas em terras caribenhas é um tremendo sucesso. Cuba, por exemplo, é uma das nações mais fanáticas pelo esporte que, por lá, já virou até uma tradição, reunindo estádios profissionais que são um verdadeiro convite para visitação turística.

Cuba é uma das nações que mais aprecia o beisebol no mundo
Cuba é uma das nações que mais aprecia o beisebol no mundo
Foto: Shutterstock

Levado a Cuba pelos norte-americanos na década de 1860, o beisebol não tardou a cair no gosto da população local, que rapidamente investiu na formação de ligas e na construção de estádios para disputas de partidas.

Além disso, ao longo dos anos, as seleções cubanas de beisebol foram se tornando cada vez mais competitivas. Não à toa, Cuba ostenta atualmente o título de país com maior número de medalhas de ouro no beisebol dos jogos Pan-Americanos, ganhando 12 das 16 competições continentais.

Por isso, para quem gosta do esporte, ou quer conhecê-lo de perto, viajar para Cuba acaba sendo uma ótima pedida, especialmente na temporada de jogos, que acontece entre os meses de outubro e abril. Nesta época, os principais estádios cubanos (sempre lotados) apresentam as mais emocionantes partidas de beisebol. Confira, a seguir, alguns desses estádios, casa de populares times locais, e que certamente valem uma visita.

Estadio Latinoamericano

Popularmente conhecido pelo povo de Havana como “O Latino”, o maior estádio de beisebol de Cuba, construído em 1961, possui espaço suficiente para 55 mil espectadores. Além de partidas de beisebol, o local ainda promove shows, rodeios, exposições, lutas de boxe e outras atrações fora da temporada de jogos.

Estadio Victoria de Girón

O estádio poliesportivo Victoria de Girón foi inaugurado em 1977 por Fidel Castro, e é frequentemente utilizado para a prática de beisebol, sendo o lar dos Cocodrilos de Matanza, popular time local. Com capacidade para abrigar 22 mil pessoas, o segundo maior estádio de beisebol do país fica na região de Matanzas.

Estadio Augusto César Sandino

Em Santa Clara, fica o Estadio Augusto César Sandino, a casa da liga de beisebol Villa Clara Naranjas, com espaço para 20 mil pessoas. O nome do lugar é uma homenagem a um revolucionário nicaraguense.

Mártires de Barbados Stadium

Localizado em Bayamo, o Mártires de Barbados Stadium é o estádio oficial da liga Alazanes Granma, e tem capacidade para abrigar 10 mil pessoas por partida. Além disso, fora da temporada oficial de jogos, diversas personalidades musicais de Cuba se apresentam no estádio.

Fonte: Agência Hélice
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade