1 evento ao vivo

Caribe

Descubra cinco pontos de mergulho com tubarões no Caribe

11 jan 2013
07h19
  • separator
  • comentários

Popularmente conhecidos pelo comportamento agressivo, os tubarões ganham contornos mais tranquilos nas águas de algumas ilhas caribenhas. Bahamas, México e St. Maarten são destinos com pontos de mergulhos em que turistas podem ver os famosos animais marinhos sem medo.

Diferente do filme Tubarão, animais marinhos encontrados nas Bahamas, México e St. Maarten apresentam comportamento dócil
Diferente do filme Tubarão, animais marinhos encontrados nas Bahamas, México e St. Maarten apresentam comportamento dócil
Foto: Shutterstock

Para garantir a segurança, profissionais treinados acompanham passo a passo a visita ao fundo do mar. Além disso, os animais encontrados nada lembram o personagem do filme “Tubarão”, do tipo branco. As espécies mais tranquilas e dóceis para o mergulho são tubarão-gato e tubarão-baleia.

Conheça, a seguir, os principais pontos de mergulho com tubarões no Caribe.

Punta Cana
Sem jaulas que separam o turista dos tubarões, o mergulho no Marinarium, parque marinho de Punta Cana, na República Dominicana, permite contato com a dócil espécie tubarão-gato. Esse tipo de animal pode chegar a um metro, sendo encontrado em águas tropicais. Durante o dia, normalmente, repousam e só  despertam à noite, para comer.

Holbox
Na ilha Holbox, no México, as aventuras nas águas cristalinas não param no windsurfe e kitesurfe. O mergulho com tubarões-baleia, conhecidos como “gigantes gentis” dos mares, em razão do tamanho - medem, em média, 12 metros, e podem chegar a pesar 15 toneladas - e do comportamento pacífico, também faz sucesso. Grupos de mergulhadores especialistas são requisitados, principalmente, nos meses de julho e agosto.

Isla Mujeres
Em Isla Mujeres, na costa de Cancun, julho e agosto são os meses de maior incidência de tubarões-baleia - um grupo chega a ter 200 animais de uma só vez. O motivo da concentração da espécie é a grande quantidade de ovas do peixe cioba. O mergulho supervisionado é feito em duplas para não afugentar e estressar os bichos.

Bahamas
O arquipélago das Bahamas é um dos melhores lugares para mergulhadores encontrarem tubarões em seu habitat natural, podendo acompanhar uma excursão para alimentá-los. No passeio radical debaixo d’água, um guia deposita um balde de comida, num ponto determinado do mar caribenho, como forma de atrair os animais marinhos. Dezenas aglomeram-se para conseguir comida.

St. Maarten
Um dos programas mais atraentes de St. Maarten ocorre no fundo do mar. Mergulhadores destemidos descem 20 metros para alimentar tubarões, na presença de guias especializados. Da espécie gato, os animais marinhos vivem no fundo de águas costeiras. Sua cor escura e manchas pregam peças nos turistas que geralmente os confundem com o meio ambiente. 

Fonte: Agência Hélice Fonte: Terra
  • separator
  • comentários
publicidade