3 eventos ao vivo

Caribe

Culinária crioula reserva deliciosas surpresas ao paladar

16 jan 2013
07h12
  • separator
  • 0
  • comentários
Comida crioula mistura diferentes receitas internacionais aos apimentados temperos caribenhos
Comida crioula mistura diferentes receitas internacionais aos apimentados temperos caribenhos
Foto: Shutterstock

 

A comida do Caribe é conhecida pelas surpresas que proporciona ao paladar. Ligada ao imigrante das ilhas, esta culinária é chamada de crioula, que significa “nacional” na língua espanhola, a mais falada na região. 
 
Originalmente, a comida crioula era marcada apenas pela união de temperos caribenhos e técnicas culinárias da Espanha e França. Porém, com o tempo, a preparação dos pratos mudou, assumindo o conceito de incorporar diferentes influências internacionais no mesmo caldeirão. 
 
Atualmente, a cozinha crioula também se baseia nos temperos indianos, ingleses, holandeses e africanos para dar sabor às receitas. O grande segredo por trás de seu sucesso está na plena aceitação de tradições estrangeiras e na forma como os caribenhos decidem combiná-las às iguarias nativas. 
 
Frutos do mar, carne de porco, arroz, ervilhas, banana, pimenta, especiarias e pão são apenas alguns dos ingredientes que ganham variações surpreendentes, tanto na tradição de preparo quanto no sabor que apresentam depois de feitos os pratos. As delícias crioulas podem ser encontradas em self-services, fast foods e restaurantes típicos, em todo o Caribe. 
 
Se ficou com água na boca para experimentar as surpresas da comida crioula, confira, a seguir, os principais pratos pertencentes a este tipo de gastronomia. 
 
Asopao
Tradicional de Porto Rico, o asopao é um guisado de tomate com frango e arroz. A paella espanhola foi a principal inspiração para a composição deste prato, que é um dos mais conhecidos da culinária crioula.  
 
Cabra colombo
Os caribenhos de Martinica e Guadalupe adicionaram o curry indiano ao cabra colombo, um guisado de cabra que leva o tempero de cominho, coentro, mostarda, cravo, feno-grego, cúrcuma e arroz torrado. 
 
La creole
O peixe frito à la creole é um empanado com farinha branca e farinha de milho amarela. Sal, pimenta do reino, leite, molho tártaro e banha de porco completam o prato que é tradição em Guadalupe. 
 
Ajiaco
Cozido originalmente espanhol, mas incrementado com o colorido cubano, o ajiaco é composto por carnes e produtos da terra. Os ingredientes mais comuns no preparo são batata, inhame, batata-doce, banana, abóbora e milho. 
 
Boudin crioulo
Também indispensável em Guadalupe, o boudin crioulo é um chouriço de porco picante, sem carne, recheado principalmente com sangue coagulado e arroz de cor escura. Exclusivamente na culinária caribenha, o prato também pode ser de bacalhau, recheado com leite e pão. 
 
Alcapurrias
Porto-riquenhas, as alcapurrias são bolinhos de massa recheada com carne ou frutos do mar. Toucinho, orégano, azeite de oliva, pimenta, banana e alcaparra são alguns itens usados no tempero do recheio.  
 
Chicharrón
O modo mais comum de preparo do chicharrón (porco crioulo) é assado direto na fogueira. Sempre presente nas refeições de domingo em Porto Rico, a carne leva suco de laranja azeda em sua preparação, acompanhada de inhame, mandioca, batata doce e banana. Pode ser comido com pão de mandioca.   
 
Roti-sanduíche
Pão indiano tipo roti recheado com carne temperada com curry e cerveja leva o nome de roti-sanduíche, muito requisitado por turistas, principalmente nas Ilhas Cayman e Trinidad. Grão de bico e vegetais também podem ser colocados no lanche. 
 
Accras
O bolinho de peixe ou bacalhau, originalmente africano, é chamado de accras na culinária crioula e é feito com ervas frescas, pimenta e farinha. Em Porto Rico, também é comum encontrar accras feitos com camarão. 
 
Callaloo
Outro prato favorito dos caribenhos, principalmente os jamaicanos, é o callaloo, uma sopa verde grossa, composta por quiabo, cebola, cebolinha, pimentão e folhas de folhas de inhame. Em Trinidad, usa-se também o coco, que muda totalmente o sabor da receita. 
 
Fonte: Agência Hélice Fonte: Terra
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade