1 evento ao vivo

Caribe

Conheça dez deliciosas sobremesas típicas da mesa caribenha

8 jan 2013
07h10
  • separator
  • comentários

A culinária do Caribe não só abraça diferentes culturas do mundo afora, incrementando-as, como também é mestra em apresentar novas guloseimas. Sempre com frutas frescas e toques suaves de canela nas receitas, os doces da região são de dar água na boca.

Receitas de sobremesas caribenhas levam, principalmente, milho, canela e frutas frescas<br />
Receitas de sobremesas caribenhas levam, principalmente, milho, canela e frutas frescas
Foto: Divulgação

Aproveitar as praias e paisagens fica ainda mais gostoso se no passeio houver tempo para degustar alguma deliciosa sobremesa típica. O modo de preparo pode ser diferente de uma ilha para a outra, mas, certamente, não há como sair desapontado de uma doceria. 

Do prático bolo cubano ao curioso conkie, confira, a seguir, os dez mais saborosos quitutes que fazem sucesso no Caribe.

Majarete
Conhecido em todo o Caribe por ser preparado religiosamente durante a época da quaresma, o majarete é um creme à base de milho verde e canela em pó, com pequenas variações. Os cubanos e os dominicanos, por exemplo, adicionam leite de coco à receita. Já os porto-riquenhos, preferem não colocar milho na mistura, substituindo-o por arroz e açúcar. A baunilha é um complemento para dar mais sabor à iguaria.

Ananas flambé
Outra delícia facilmente encontrada é o ananás flambé. O prato é composto por rodelas de abacaxi flambado ao rum, manteiga e nozes. Em alguns restaurantes, podem ser adicionados à composição coco queimado, canela e uma ou duas bolas de sorvete de creme.

Conkie
Com aparência semelhante à adorada pamonha brasileira, o conkie é uma guloseima feita de fubá, coco, abóbora e batata doce, embrulhada em folhas de bananeira. Saboreada, principalmente, na ilha de Barbados, a guloseima tem raízes africanas e, por isso, é muito consumida durante todo o mês de novembro, em comemoração à independência do país.

Banana frita
Quando maduras, as bananas são algumas das mais versáteis frutas que compõe as sobremesas caribenhas. Uma das formas mais comuns de se encontrar a fruta no cardápio das terras tropicais é quente e bem frita. Na ilha de Trinidad, é bastante comum usar canela, noz moscada, açúcar mascavo e suco de laranja para dar ainda mais requinte à receita.

Cheesecake de goiaba
O famoso Romeu de Julieta também é bem popular entre os caribenhos. A mistura, que chegou aos mares tropicais pelas mãos de imigrantes búlgaros, é apresentada de diversas formas no Caribe. O cheesecake de goiaba, composto por creme de leite, leite condensado, biscoito de maisena, manteiga, queijo e goiabada, é um dos doces mais presentes no cardápio caribenho.

Flan
O flan é outra sobremesa bastante requisitada por quem passeia pela região. O pudim à base de creme de leite, maria-mole e leite condensado pode ser encontrado, principalmente, nos sabores coco, baunilha e manga, muitas vezes com uma pitada de canela. 
 
Límber
Quem já foi para Porto Rico, certamente acabou experimentando o límber. Parecido com o popular “gelinho” brasileiro, o límber é um frozen servido num copo de vidro ou descartável e que deve ser consumido a colheradas. Coloridos e de diversos sabores, os doces gelados podem ser encontrados em barraquinhas, cafés e restaurantes. 

Bolo Cubano
Chamado simplesmente de cake em Cuba, o bolo cubano é uma das mais tradicionais guloseimas da região. Simples de se fazer, a sobremesa leva apenas coco, farinha, fermento, canela, leite, açúcar e manteiga em sua composição. Porém, há quem goste de adicionar rum à receita.

Rabanada Caribenha
A clássica rabanada de Natal também é feita no Caribe, com algumas diferenças. Leite, canela em pau, pão francês, chá, vinho tinto seco, ovos, óleo e açúcar compõem o doce, que também pode receber a adição de mel.

Strawberry Shortcake
O Strawberry Shortcake, doce típico americano, foi mais uma sobremesa personalizada que ganhou fama na região. O biscoito recheado com morangos marinados no açúcar e chantilly ficou ainda mais saboroso quando os chefs caribenhos decidiram acrescentar rum e outros licores tropicais na receita. 

Fonte: Agência Hélice Fonte: Terra
  • separator
  • comentários
publicidade