Hotel Mofarrej reabre depois de sete meses fechado
"Por ser domingo, as pessoas que estão caminhando próximas à Avenida Paulista acabam entrando para dar uma olhadinha no hotel e aproveitam para tomar um drinque ou um cafezinho. E acho que elas estão se surpreendendo com a nova cara do Mofarrej". Essa é a impressão de Alberto Moane, diretor de marketing do agora Tivoli São Paulo Mofarrej.
» Veja fotos do hotel
» Chat: tecle sobre o assunto
Fechado desde julho do ano passado para passar por uma repaginação, o famoso hotel localizado na Alameda Santos, 1437, no bairro dos Jardins, em São Paulo, reabriu parcialmente suas portas no domingo. Dos 220 apartamentos, apenas 100 foram colocados para ocupação. "Já estamos com mais de quarenta quartos preenchidos", comemora Alberto. A movimentação no prédio de 32 mil metros quadrados começou cedo. O primeiro hóspede chegou às oito horas da manhã.
Um dos grandes ícones da cidade de São Paulo, o antigo Mofarrej, que já foi Sheraton, Gran Meliá e que hoje leva a bandeira Tivoli, do grupo Espírito Santo, de Portugal, pretende continuar com a mesma sofisticação da década de 80. Só que muito mais atual. Para isso, foram investidos nove milhões de euros.
A decoração com tapetes persas e tons de preto e dourado deu lugar a um projeto mais limpo e contemporâneo, assinado pela arquiteta Patricia Anastassiadis, que apostou no branco e em detalhes em madeira. Um bom exemplo é a porta de entrada que desperta a curiosidade de quem passa por ali. Em vez da tradicional porta transparente giratória, Patricia desenvolveu uma peça toda em madeira pesando duas toneladas para recepcionar os hóspedes. A piscina é outra obra arrojada. Saiu o azul e entrou o laranja. Como as pastilhas são dessa cor, a pessoa tem a sensação de nadar em um grande tanque de refrigerante. E o bar montado no mesmo ambiente recebeu o nome de Narã, que em tupi-guarani, significa laranja.
Mas quem é freqüentador antigo percebe que um dos mimos da família Mofarrej continua intacto no hall do hotel. Trata-se do lustre de 1367 lâmpadas, que também já virou um marco da cidade. Ele passou por alguns ajustes, mas não perdeu o lugar de honra. Já o resto do hotel foi refeito, pedra sobre pedra. "A proposta foi trazer um novo ambiente para o público paulista e os que se hospedam aqui. Um hotel contemporâneo, com elegância simples, linhas claras, cores pastéis e design moderno", explica Alberto.
Empresária e uma das proprietárias do prédio, Carin Mofarrej também aprovou a reforma. "Está tudo muito lindo, aconchegante. E o mais importante é que o hotel foi transformado sem perder sua identidade. Ele está bastante atual, com espírito jovem, e continuou com o mesmo requinte e glamour de sempre", diz.
O ambiente intimista e convidativo faz parte da estratégia de marketing. A idéia é deixar o lugar interessante não só para o público hospedado, mas também para os moradores da cidade, que poderão desfrutar dos setores sociais como bares, restaurantes e o SPA, uma das grandes apostas do atual projeto.
O quarto andar do hotel cinco estrelas é totalmente reservado para abrigar o Spa Banyan Tree, um dos maiores e mais exclusivos grupos de spas do mundo. E o Tivoli São Paulo Mofarrej terá a primeira unidade da marca na América do Sul. Serão dez salas de massagem, além de diversos tratamentos especializados. Oito terapeutas tailandesas já estão no Brasil para passar tudo o que sabem para as brasileiras.
A suíte presidencial também ganha status de maior da América Latina. Com 750 metros quadrados, e diária no valor de R$12 mil reais, ela também foi completamente repaginada. O último a desfrutar de seus serviços foi o príncipe do Japão, Naruhito.
Por enquanto, a suíte mais barata sai por R$500, mas os valores devem subir depois da abertura oficial. A festa de inauguração, que marca o funcionamento total do hotel com os 220 apartamentos à disposição, está prevista para o dia 26 de março. E o presidente Lula foi convidado a fazer o test-drive da nova suíte presidencial.
Hospedar pessoas importantes e famosas já era uma tradição do hotel. Em 2003, o polêmico cantor Michael Jackson provocou a ira dos fãs ao se recusar a aparecer na janela para dar o famoso aceno para seus admiradores. Outra do showbiz que chamou a atenção foi a cantora Tina Turner. Ela se negava a sair do quarto para comparecer a um show. Foi preciso receber o telefonema de um familiar para acalmá-la e convencê-la a cumprir o seu compromisso.
Episódios interessantes não irão faltar no histórico do hotel, já que outras personalidades deverão testar os novos serviços e acomodações do Tivoli São Paulo Mofarrej e assim, continuar a lenda de um dos hotéis mais tradicionais da cidade. A pretensão é ser do Brasil.