Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Turismo

Fiordes unem mar e montanhas na Noruega

13 mar 2009 - 13h26
Compartilhar

Na península escandinava, imensas geleiras escavaram as montanhas que impediam seu acesso ao mar e formaram trilhas abaixo do nível do oceano. Com o fim da última Era Glacial - há cerca de 10 mil anos - a água salgada penetrou nesses canais, que se estendem por até centenas de quilômetros, e formou os fiordes.

Os fiordes resultam das escavações promovidas pelas geleiras há milhares de anos; essas fendas foram preenchidas pelas águas do mar. <a href="http://turismo.terra.com.br/interna/0,,OI3629366-EI176,00-Fiordes+unem+mar+e+montanhas+na+Noruega.html" target="_blank"><strong>Leia mais</strong></a><p>
Os fiordes resultam das escavações promovidas pelas geleiras há milhares de anos; essas fendas foram preenchidas pelas águas do mar. Leia mais
Foto: Divulgação

» Veja fotos dos fiordes na Noruega
» Chat: tecle sobre o assunto

Margeadas pelas montanhas desgastadas, por cachoeiras, vales verdes ou muita neve, essas formações estão por todo o território norueguês, mas é nos arredores da cidade de Bergen, costa oeste do país, que estão alguns dos fiordes mais extensos da Noruega. Ao norte, o fiorde de Sogn é o maior e mais profundo, percorre 204 quilômetros, do Mar do Norte até o interior do continente, e atinge 1.300 metros de profundidade.

Apesar das dimensões assustadoras, o Sogn é usado como piscina durante o Sognefjord Swin Festival (aberto somente a maiores de 16 anos), que, em 2009, ocorre de 7 a 9 de agosto. Todos os fiordes permitem a realização de atividades, como passeios de cruzeiro e trilhas nas suas margens. O fiorde de Hardanger, segundo mais extenso do país (179 quilômetros), parte da cidade de Husnes, ao sul de Bergen, em direção à Odda. Ele atinge sua profundidade máxima (800 metros) quando passa por Norheimsund.

Outro gigante da região, facilmente acessível, é o Storfjorden (traduzindo: "fiorde grandioso"), o quarto maior. Com 110 quilômetros de extensão e profundidade máxima de 669 metros, ele é rodeado por montanhas de 500 a 800 metros de altura e origina dez fiordes secundários. Desses "braços", o mais célebre é o fiorde de Geiranger (15 quilômetros de extensão), cuja beleza lhe valeu, em 2005, a inclusão na lista de Patrimônios da Humanidade da Unesco, junto com o fiorde de Naeroy (20 quilômetros de extensão, situado no município de Aurland).


Esses dois patrimônios são canais estreitos, margeados por paredões de até 1.400 metros de altura. A paisagem é formada por florestas de coníferas e quedas d'água fantásticas, como a das Sete Irmãs e a do Cortejador, coincidentemente localizadas de frente uma para a outra no fiorde de Geiranger.

Para saber mais:

Fiorde de Sogn e Sognefjord Swin Festival: www.sognefjord.no e www.fjordswim.no

Fiorde de Hardanger: www.hardangerfjord.com

Storfjorden: www.sognefjord.no

Fiorde de Geiranger: www.geiranger.no

Fiorde de Naeroy: www.naeroyfjord.com

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra