PUBLICIDADE
Logo do

Cruzeiros › Navios e Roteiros

Cruzeiros oferecem acessibilidade como diferencial

Companhias têm acessibilidade e atendimento especial para hóspedes com necessidades especiais

23 jul 2015 13h00
ver comentários
Publicidade

Os navios de cruzeiro são boas opções de férias para pessoas portadoras de necessidades especiais. Diversas companhias oferecem acessibilidade a bordo e cabines adaptadas. Alguns navios ainda têm vantagens para esses hóspedes. A revista virtual especializada em cruzeiros Cruise Critic listou as 7 melhores companhias para esse público. Conheça:

Navios oferecem acessibilidade para portadores de necessidades especiais
Navios oferecem acessibilidade para portadores de necessidades especiais
Foto: Celebrity Cruises/Divulgação

Acessibilidade total
Apesar dos navios das classes Quantum, Freedom, Oasis, Radiance e Vision serem os que mais oferecem alternativas para quem tem necessidades especiais, toda a frota da Royal Caribbean International é acessível. Com as embarcações são grandes, o deslocamento dos hóspedes cadeirantes é facilitado. A companhia também oferece cabines acessíveis, piscina e hidro com acesso, intérpretes de linguagem de sinais em algumas viagens, kits especiais nas cabines, equipamentos para audição, televisores com legenda oculta e menus em braile.

Excursões acessíveis
Um dos destaques dos cruzeiros da Celebrity Cruises são as excursões. A companhia, em especial nos navios das classes Solstice e Millennium, oferece boas opções de passeios em terra para as pessoas com deficiência. Cadeirantes têm acesso a todos os portos, mesmo nos quais é necessário desembarcar com a ajuda de pequenos barcos. Outra vantagem são os preços menores para esse público nas excursões. No site da empresa há informações completas sobre as cabines com acessibilidade inclusive para canhotos e destros. 

Para crianças com necessidades especiais
Com foco nas famílias com crianças, a Disney Cruise Line oferece muitas alternativas para os pequenos que possuem necessidades especiais. Com a filosofia de que toda criança deve ter o direito de se divertir a bordo, a empresa conta com conselheiros experientes em trabalhar com esses hóspedes, inclusive com portadores de autismo. Nos navios há cabines familiares especiais, locais específicos nos teatros para cadeirantes e aparelhos para que possui dificuldade de audição. Mesmo o bingo a bordo é acessível, com cartões em braile. Na escala na ilha da companhia nas Bahamas, Castaway Cay, são disponibilizadas cadeiras de rodas especiais para locomoção na areia.

Boa opção para a terceira idade
A Holland America Line é uma companhia bastante procurada por passageiros seniors. Isso faz com que a companhia já tenha experiência em atender hóspedes com dificuldades de mobilidade e acessibilidade. Em seus navios da classe Vista, as cabines são acessíveis e, se solicitado, são fornecidos equipamentos adicionais. A Holland também conta com barcos adaptados para desembarque e embarque nas cidades em que é necessário atracar fora do porto.

Pioneirismo
Primeira companhia de cruzeiros a contar com um gerente de acessibilidade, a Princess Cruises tem um programa com foco nesses hóspedes desde 1992. Sua frota tem mais de 350 cabines para cadeirantes, itens para portadores de diferentes necessidades e seus navios utilizam um mecanismo especial para facilitar o embarque e desembarque. A companhia também contacta os locais de escala para tentar facilitar o acesso.

Luxo acessível
Uma das companhias mais luxuosas de cruzeiros, a Regent Seven Seas oferece suítes acessíveis e próximas ao átrio nos navios Mariner, Voyager e Navigator. As suítes especiais contam com portas mais largas, rampas de acesso, área de banho estendida e equipamentos de apoio. As pessoas com deficiência também são acompanhadas por membros da staff, o que garante atenção em casos de emergência.

Equipe alerta
A Norwegian Cruise Line pede aos hóspedes com necessidades especiais que informem com antecedência o que precisam. Dessa forma, a companhia garante que serão atendidas todas as demandas e terá tempo para preparar a equipe de bordo, além de designar um oficial de acessibilidade. Todas as cabines têm portas de correr, assim como as áreas públicas. Os banheiros são amplos e têm espaço para cadeira de banho. Hóspedes com problemas de visão e audição recebem kits especiais.

Conheça o cruzeiro que será novidade na próxima temporada Conheça o cruzeiro que será novidade na próxima temporada

Fonte: Canarinho Press
Publicidade
Publicidade