Férias frustradas: 10 motivos para expulsão de cruzeiros
Desrespeitar regras, desacatar o comandante ou agir com má educação podem encerrar suas férias de forma abrupta
Um cruzeiro pode ser muito divertido e férias significa tempo de descansar e esquecer as preocupações. Mas mesmo nessa época é bom lembrar que existem regras que não podem ser simplesmente ignoradas. Algumas são óbvias e fazem parte dos bons costumes, mas além delas todas as companhias de cruzeiros possuem seus próprios códigos de conduta a bordo e a não obediência deles pode causar sérios transtornos e até acabar com a viagem mais cedo. A revista virtual Cruise Critic lista os motivos que podem causar uma expulsão do navio:
Veja 10 dicas de como aproveitar sua varanda em um cruzeiro
1 - Não participar da simulação de emergência
No dia do embarque muitas vezes o que mais se quer é já correr para a piscina e relaxar com um drinque na mão. Ninguém quer pensar em responsabilidades. Pois é bom lembrar de pelo menos uma: a simulação de emergência com colete salva-vidas. Pode parecer bobagem, mas em alguns casos as companhias chegam a expulsar do navio os hóspedes que se recusam a participar da atividade.
(Crédito: Pavel L Photo and Video/Shutterstock)
2 - Levar drogas ou itens ilegais ao navio
Parece óbvio, mas não é. Levar drogas ilícitas para dentro do navio é um grande problema. Não interessa se em algum dos portos de escala elas são legalizadas, nos cruzeiros elas seguem banidas e portá-las pode causar grandes problemas, e até cadeia. O mesmo serve para armas, que são terminantemente proibidas.
(Crédito: Kreangkrai Indarodom/Shutterstock)
3 - Recusar-se a passar pele revista
Antes de embarcar todos os hóspedes passam por um raio x e a revista para identificar produtos vetados a bordo. Recusar-se a ser verificado é uma maneira quase certa de não conseguir embarcar no cruzeiro.
(Crédito: Ditty_about_summer/Shutterstock)
4 - Fazer piada com ameaça de bomba
Companhias de cruzeiros levam muito a sério ameaças de bomba e atos terroristas, e qualquer menção a isso fará a tripulação do navio ficar em alerta. Portanto, nem pense em brincar com uma coisa dessas. É motivo suficiente para ser expulso da viagem e ainda sair algemado e com um sério processo.
(Crédito: Africa Studio/Shutterstock)
5 - Não apresentar os documentos corretos de viagem
Passaportes esquecidos em casa ou vistos que não foram providenciados são garantia de um cruzeiro sequer começar. Não adianta nada estar com a reserva de cabine paga, malas prontas e chegar no porto sem os documentos corretos, pois as companhias sequer deixaram o hóspede subir no navio.
(Crédito: Oleksiy Mark/Shutterstock)
6 - Comprar bebida alcoólica para menores
Seu filho completará 18 anos em um mês e você já acha que ele pode ingerir bebidas alcoólicas? Bem, não em cruzeiros. Comprar álcool para menores pode custar a viagem de toda a família. As companhias de cruzeiros não toleram a quebra dessa regra. No porto seguinte, os envolvidos no incidente serão convidados a desembarcar. Alias, é bom checar a política de cada companhia, pois muitas só permitem o consumo de álcool a partir dos 21 anos.
(Crédito: Sarah Jane Taylor/Shutterstock)
7 - Conduta desordeira
Se desentendeu com alguém na piscina e o agrediu? Se irritou e chutou algum móvel do navio? Bebeu demais e resolveu dar uma de rockstar e atirar uma cadeira do deck ao mar? Bem, prepare-se para fazer as malas. Comportamentos desse tipo não são tolerados nos navios e costumam render o desembarque forçado no porto seguinte. E isso serve para adultos, adolescentes e crianças.
(Crédito: Lisa A/Shutterstock)
8 - Dê uma de agente de excursões em público
Companhias de cruzeiro não têm problemas com passageiros que reservam suas próprias excursões ou que decidem passear nos portos por conta própria. Mas elas não serão muito simpáticas se um hóspede estiver organizando tours para dezenas de outros passageiros e divulgando-as no navio. Portanto, se tiver planos para uma excursão privada, faço-os discretamente.
(Crédito: ChameleonsEye/Shutterstock)
9 - Roubar itens do navio
Produtos usados em spas de navios costumam ter alta qualidade, e as lojas a bordo são repletas de itens de marcas famosas. Mas antes de cogitar pegar qualquer coisa achando que não há problemas, lembre-se que isso é crime e você sairá do navio acompanhado por autoridades locais.
(Crédito: Lisa S./Shutterstock)
10 - Ser desrespeitoso com o capitão e sua equipe
No navio o capitão é o rei, aquele é seu pequeno mundo e é ele quem dita as regras. Desrespeitar o capitão ou sua equipe é uma maneira quase certa de ser desembarcado imediatamente. Então, seja educado, pois a equipe do navio está lá para assegurar uma viagem confortável e segura, não há motivos para não ser agradecido por seu trabalho.
(Crédito: Igor Sokolov (breeze)/Shutterstock)