Conheça 8 templos de futebol em cidades ao redor do mundo

Na lista, estão palcos de partidas históricas, como o estádio onde foi disputado o primeiro jogo entre seleções

15 jan 2016
13h00
atualizado em 20/1/2016 às 16h56

Já imaginou visitar o lugar onde foi disputada a primeira partida entre seleções de futebol? Ou quem sabe fazer um passeio pelo estádio em que Pelé e Maradona escreveram os maiores capítulos de suas trajetórias profissionais? Se você é um amante do futebol, confira a seguir oito atrações ao redor do mundo que carregam algumas das mais importantes histórias deste esporte.

Foto: Stu Forster / Getty Images

Yokohama Stadium (Japão)
Qual outro estádio no mundo foi palco de quatro títulos mundiais conquistados pelo Brasil? Se você não é são-paulino, para ter vibrado com o gol de Mineiro; corintiano, para ter celebrado o gol de Guerrero, ou torcedor do Inter, para ter comemorado o gol de Adriano Gabiru, certamente se emocionou com os dois gols de Ronaldo que trouxeram o pentacampeonato ao país. Por isso, a visita ao Yokohama Stadium é repleta de significado para o brasileiro que ama futebol.

Foto: Ryan Pierce / Getty Images

Kia Oval (Inglaterra)
Assistir a um jogo entre clubes é divertido, mas não há como negar que uma partida entre seleções tem sempre um charme à parte. Esta ideia de reunir 22 atletas em campo para representar seus países nasceu em 1870, no The Oval, estádio que hoje recebe apenas partidas de críquete. Na época, Inglaterra e Escócia fizeram a primeira partida entre seleções da história, e o jogo terminou empatado em 1 a 1.

Foto: David Cannon / Getty Images

Estádio Azteca (México)
Qual outro estádio do mundo presenciou dois gênios do futebol em seus momentos mais marcantes? Foi sobre este gramado que, na Copa de 1970, Pelé e uma legião de craques do quilate de Rivelino, Tostão, Carlos Alberto, Gérson e Jairzinho conquistaram o título mundial. Já em 1986, Maradona conduziu, praticamente sozinho, a seleção argentina ao bicampeonato. No meio do caminho, ele ainda teve tempo para fazer um gol antológico, driblando meio time da Inglaterra, e usou a malandragem para fazer outro com a ajuda das mãos.

Foto: Mario Tama / Getty Images

Maracanã (Brasil)
Construído para ser a principal sede da Copa do Mundo de 1950, o Maracanã virou cenário de um grande trauma logo de cara, com a conquista do título mundial pelo Uruguai. Com o tempo, porém, o estádio testemunhou muitos momentos de festa, como o milésimo gol de Pelé, o título mundial conquistado pelo Santos sobre o Milan, em 1963, o mundial de 2000 vencido pelo Corinthians e a final da Copa das Confederações de 2013, que terminou com goleada de 3 a 0 do Brasil sobre a Espanha. O estádio recebeu também a final da Copa do Mundo de 2014, vencida pela Alemanha.

Foto: Gabriel Rossi / Getty Images

La Bombonera (Argentina)
O estádio que aterroriza todos os adversários do Boca Juniors abriga um museu que conta a história de uma das equipes mais vitoriosas do mundo. Localizado no bairro operário de La Boca, o espaço tem uma relação de todos os jogadores que já atuaram pelo clube, uma galeria de troféus que inclui seis Libertadores e três Mundiais de Clubes e um mural inteiramente dedicado a Diego Maradona.

Foto: David Ramos / Getty Images

Camp Nou (Espanha)
Fazer um tour pelo Camp Nou é programa praticamente obrigatório para quem visita a cidade de Barcelona. Ao longo do passeio, você passa pela sala de troféus - onde são exibidas as incontáveis conquistas do clube -, pelas dependências do estádio, como vestiário do time visitante, gramado, arquibancadas e cabine de imprensa, e por uma zona multimídia que conta a história do time catalão.

Foto: Alex Grimm / Getty Images

Estádio Centenário (Uruguai)
A cada quatro anos, o mundo para em função da Copa do Mundo. E toda esta tradição teve início em 1930, quando foi disputada a primeira edição da competição. Palco da final da Copa do Mundo inaugural, vencida pelo próprio Uruguai, o estádio preserva intacto o centro do gramado, que recebeu o pontapé inicial desta partida. O local também abriga o Museu do Futebol, onde é possível ver bandeiras, troféus, fotos e painéis que contam a história do esporte.

Foto: Museu do Futebol / Getty Images

Pacaembu (Brasil)
Inaugurado em 1940, o Estádio do Pacaembu ficou um pouco de lado desde 2014, quando foi inaugurada a Arena Corinthians. Ao longo de mais de sete décadas, porém, ele abrigou importantes festas, como as conquistas de Santos e Corinthians nas Libertadores de 2011 e 2012, respectivamente. No local também há o Museu do Futebol, que conta a história do esporte no Brasil por meio de imagens, vídeos e recursos interativos.

Fonte: Passo Avanti

compartilhe

publicidade