Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Turismo

Como é o 'Circuito das Águas Paulista', no interior de São Paulo

De compras de malhas a atividades de aventura [...]

23 nov 2023 - 09h19
Compartilhar
Exibir comentários

De compras de malhas à atividades na natureza e de esportes de aventura a passeios culturais, o 'Circuito das Águas Paulista' é um roteiro turístico que abriga nove cidades de regiões montanhosas do interior de São Paulo, em destinos a a 127 km da capital, aproximadamente.

É ali que ficam destinos temáticos como a Capital Nacional da Água Mineral, a Capital Brasileira do Termalismo, a Capital Nacional das Flores e até uma cidade que fez da aventura sua principal atividade turística.

Situado na Serra da Mantiqueira, esse consórcio criado em 2004 é formado pelos municípios de Águas de Lindoia, Lindoia, Amparo, Socorro, Holambra, Jaguariúna, Monte Alegre do Sul, Pedreira e Serra Negra.

Fontana di Trevi
Fontana di Trevi
Foto: Prefeitura de Serra Negra/Reprodução / Viagem em Pauta

Cidades do 'Circuito das Águas Paulista'

Águas de Lindoia

A 160 km de São Paulo, a Capital do Termalismo é conhecida por suas águas termais de propriedades minerais, analisadas e constatadas por ninguém menos do que a prêmio Nobel de Química, a cientista Madame Curie.

Uma de suas atrações mais populares é o Balneário Municipal, equipado com salas de banho e piscinas de água mineral com um dos mais altos índices de oxigênio do mundo.

Lindoia

Já a vizinha Lindoia é declarada a Capital Nacional da Água Mineral, onde 40% da produção distribuída no Brasil sai desse destino, a 157 km de São Paulo.

Entre os atrativos turísticos estão o Grande Lago e as cachoeiras do Rio do Peixe.

Foto: Circuito das Águas/Reprodução / Viagem em Pauta

Amparo

Essa cidade a 130 km da capital é a versão histórica do Circuito e abriga um bem preservado patrimônio arquitetônico, como os casarões e fazendas da época do Ciclo do Café.

O turismo local gira em torno também das produções de queijos e cachaças artesanais.

Holambra

Conhecida pela alta produção de flores, daí o título Capital Nacional das Flores, essa cidade a 132 km da capital é responsável por cerca de 50% do mercado florista do Brasil.

Tem arquitetura inspirada na Holanda e abriga a maior exposição de flores do continente, o Museu da Imigração e um moinho, em homenagem aos 60 anos da chegada dos imigrantes holandeses.

Jaguariúna

Fica a 130 km da capital e tem atrações como museu ferroviário, a histórica Fazenda da Barra e a Estação Ferroviária de Jaguariúna, tombada pelo Condephaat.

Um dos principais pontos turísticos da cidade é o primeiro cable park da América Latina, onde são realizados esportes aquáticos radicais, como wakeboard, kneeboard e wakeskate, através de um sistema de cabos presos em torres que dispensa a utilização de barcos de reboque.

Foto: Circuito das Águas/Reprodução / Viagem em Pauta

Monte Alegre do Sul

Esse simpático município a 129 km da capital tem atrativos rurais, termais e religiosos.

Entre os destaques estão o pontilhão da Mogiana sobre o Rio Camanducaia, uma estrutura metálica importada dos EUA, em 1887, e uma locomotiva de 1910, em exposição na antiga Estação da Mogiana, no atual Centro Cultural José Peschiera.

Pedreira

A Capital da Porcelana tem mais de 300 estabelecimentos, entre fábricas e lojas, que produzem e comercializam louças, porcelanas, cerâmicas e objetos em madeira, entre outros.

Esse destino turístico com quase 50 mil habitantes fica a 135 km de São Paulo e é endereço de atrativos como o Morro do Cristo, onde acontece anualmente o colorido Festival de Pipas, e manifestações culturais como a Orquestra de Violeiros e a Corporação Musical Sant'Ana, fundada há mais de 125 anos.

Serra Negra

Conhecido como a Cidade da Saúde, esse município a 150 km de São Paulo é famoso pelo passeio com 1.400 metros de extensão, em um teleférico até a estátua do Cristo Redentor, e pelas terapêuticas águas minerais em fontes públicas localizadas em diversos pontos.

Atualmente, Serra Negra inaugurou a polêmica réplica local da Fontana di Trevi, em Roma, em homenagem à imigração italiana na cidade, durante o século 20.

Foto: Divulgação / Viagem em Pauta

Socorro

Mais do que 'Cidade da Aventura', o destino é conhecido também pelo turismo rural em alambiques, pelas compras de roupas em um dos maiores polos do gênero em todo o estado de São Paulo e até por abrigar uma das maiores cavernas de granito do Brasil.

Fica a 140 km da capital paulista e conta com uma variedade de parques com atividades de aventura, como rapel, rafting e circuito de tirolesas.

Viagem em Pauta
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade