Carnaval na natureza é tendência entre brasileiros: veja destinos
O feriado será marcado por viagens curtas de ecoturismo e turismo de aventura [...]
Segundo levantamento exclusivo do Google, publicado no final de janeiro deste ano, mais da metade da população (52%) pretende usar o período para descanso, autocuidado e bem-estar.
Ainda de acordo com a multinacional, 32% das pessoas dizem preferir celebrar longe das multidões, em encontros com amigos e família, viagens curtas ou mesmo em casa.
Assim, o período se consolida como uma oportunidade para viagens curtas voltadas ao ecoturismo e ao turismo de aventura, longe do agito urbano.
"O Carnaval deixou de ser, para muita gente, sinônimo exclusivo de festa. Temos observado um aumento consistente na procura por ecoturismo e turismo de aventura nesse período, tanto de roteiros de curta duração como viagens para outros estados, em áreas naturais e com atividades ao ar livre", analisa Nancy Ashimine, Gerente de Relacionamento da Abeta (Associação Brasileira de Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura).
Veja destinos para curtir o Carnaval na natureza
Poços de Caldas (MG)
Conhecida pelas áreas verdes e pelo relevo montanhoso, a cidade mineira se destaca como destino fora do circuito tradicional de Carnaval.
Durante o feriado, a procura aumenta por atividades ao ar livre em ambientes controlados, ideais para famílias, casais e grupos que buscam experiências ativas sem grandes deslocamentos ou aglomerações.
Chapada dos Veadeiros (GO)
Um dos principais refúgios naturais do Brasil durante o Carnaval, a Chapada dos Veadeiros tem trilhas, cachoeiras e formações rochosas emblemáticas do Cerrado.
Entre os passeios mais procurados está a trilha até o Mirante da Janela, formação natural que enquadra os Saltos do Rio Preto e oferece uma das vistas mais conhecidas do Parque Nacional.
No período de chuvas (outubro a abril), o acesso à Cachoeira do Abismo complementa o roteiro com banho em poços naturais e caminhadas em meio à vegetação típica do bioma.
Santo Amaro da Imperatriz (SC)
Com roteiros de ecoaventura em Santo Amaro da Imperatriz e Águas Mornas, na região da Grande Florianópolis, o destino tem atividades para diferentes níveis de idade e preparo físico.
Grande parte do território dos municípios está situado no Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, onde há diversas opções para o rafting, rapel em cachoeiras e trilhas ao som dos pássaros e da água correndo.
Vale Europeu (SC)
No coração do Vale Europeu catarinense, a região entre Doutor Pedrinho e José Boiteux abriga paisagens de Mata Atlântica bem preservada, onde rios nascentes, florestas fechadas e cachoeiras escondidas formam um mosaico de alta biodiversidade e beleza natural.
Entre os destaques, tem turismo de aventura e experiências ao ar livre, trilhas imersivas como um percurso de 1.800 metros em área de reserva indígena. Para quem busca aventura, tem também rapel, canyoning e aquatrekking, combinando técnicas como descidas verticais, trilhas, saltos e caminhada pelo leito dos rios.
Um dos passeios percorre trilhas passando por até sete cachoeiras lindas em vários locais de Ribeirão Liberdade e Zinco em Benedito Novo.
Bento Gonçalves (RS)
Na Serra Gaúcha, o Parque Gasper é opção para quem busca contato com a natureza aliado ao turismo rural.
Além de oferecer trilhas de quadriciclo no Vale dos Vinhedos, atividades recreativas ao ar livre e integração com o cenário dos vinhedos da região, há também atividades mais intensas como bungee jump, pêndulo no paredão, arvorismo, estilingue. rapel, tirolesa e até trilhas de moto.
Cambará do Sul (RS)
Na divisa entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina, Cambará do Sul é conhecida pelos cânions Itaimbezinho e Fortaleza, que atraem visitantes em busca de grandes paisagens e silêncio.
O destino é procurado durante o Carnaval por quem prefere temperaturas mais amenas e atividades em ambientes amplos e pouco urbanos.
Carolina (Chapada das Mesas — MA)
No sul do Maranhão, a região da Chapada das Mesas se firma como alternativa para quem busca natureza e tranquilidade no Carnaval, cujos destaques são caminhadas por trilhas naturais, atividades em rios de águas claras e experiências de contemplação da paisagem.
O maior atrativo da região é o Parque Nacional da Chapada das Mesas, cujo nome é uma referência aos planaltos de cume em forma de mesa que brotam em imensos campos verdes a perder de vista.
O parque tem duas atrações principais, oficialmente abertas ao público: a Cachoeira do Prata e a de São Romão.
Belém (PA)
Para quem quer fugir da folia sem sair da cidade, a capital do Pará oferece uma alternativa singular: o Parque Estadual do Utinga, uma das maiores áreas verdes urbanas do Brasil.
O local teem atividades como trilhas guiadas, cicloturismo, boia-cross, rapel e tirolesa, sempre em meio à floresta amazônica preservada.
Os passeios permitem conhecer a biodiversidade local, lagos e igarapés, em um ambiente que combina natureza, educação ambiental e atividades físicas leves a moderada.
* com informações da Abeta