PUBLICIDADE

Festival de Inverno de Paranapiacaba começa no próximo sábado

9 jul 2009 - 09h43
Compartilhar

Com a chegada do inverno, muitos paulistanos buscam fugir da caótica São Paulo, atraídos por programas típicos de dias frios e tentativas de reproduzir o clima europeu nos trópicos. O que muitos não sabem é que para encontrar destinos assim não é preciso viajar para longe: a 60 quilômetros da capital fica uma típica vila inglesa, Paranapiacaba, que nos próximos fins de semana promove um Festival de Inverno com várias atividades culturais.

Os trens antigos são uma das atrações de Paranapiacaba
Os trens antigos são uma das atrações de Paranapiacaba
Foto: Denise Mayumi/Creative Commons / Reprodução


» Veja fotos de Paranapiacaba
» vc repórter: mande fotos e notícias

» Chat: tecle sobre o assunto

Criada para ser a residência de trabalhadores da São Paulo Railways - companhia ferroviária responsável pelo transporte do café ligando o interior, a capital e o porto de Santos -, a vila manteve a arquitetura britânica em boa parte das casas, além de conservar um trem e os trilhos. Até uma réplica do Big Ben faz parte do cenário. Uma neblina densa e quase permanente completa a atmosfera londrina do local, além das baixas temperaturas previstas para o mês de julho.

A partir do dia 11, a vila de Paranapiacaba sedia a nona edição do Festival de Inverno. Até o fim do mês, todos os sábados e domingos serão ocupados por eventos que integram artistas locais a outros consagrados. Entre os nomes que devem atrair mais público estão os músicos Toquinho e Luciana Melo e o grupo de teatro Jogando no Quintal.

Além do festival, Paranapiacaba também é um ponto de ecoturismo. Perto da vila há boas opções de trilhas que atravessam a Mata Atlântica e têm diferentes níveis de dificuldade. Monitores da região podem ser facilmente contratados para guiarem passeios pelo Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba, que possui algumas cachoeiras e rios.

Com o objetivo de atrair mais visitantes para Paranapiacaba, a Prefeitura de Santo André pretende inaugurar uma linha turística de trem ligando São Paulo à vila. A inauguração do trajeto ainda não tem data, porém para ir ao Festival de Inverno basta seguir até Rio Grande da Serra e de lá pegar um ônibus.

Para conhecer a programação completa do Festival de Inverno de Paranapiacaba visite o site http://www.santoandre.sp.gov.br/bn_conteudo.asp?cod=3294.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra