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Rochas e extraterrestres atraem turistas para cidades esotéricas

20 jul 2009 - 15h13
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O que faz uma cidade virar um centro de turismo místico ou esotérico? No caso das cinco cidades aqui selecionadas, os fatores variam: há a energia emanada por minérios (São Thomé das Letras, Aiuruoca e Alto Paraíso de Goiás), a concentração de pessoas com mediunidade (Vale do Amanhecer) e o uso de um chá em rituais (Céu do Mapiá). Em comum, há o espaço para que as pessoas atinjam um nível diferente de consciência, através de práticas como a meditação, e todas colecionam histórias e lendas muito além da imaginação.

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Vale do Amanhecer, Planaltina (DF)

Próximos de um lago, rumo a uma colina enfeitada por uma escultura vertical, centenas de homens e mulheres em roupas coloridas entoam cânticos e orações num ritual que não se vê em nenhum outro lugar do país. Seguidores de uma seita fundada no final dos anos 60 e baseada no espiritismo, eles fizeram do Vale do Amanhecer, a 25km de Brasília, um núcleo de 30 mil habitantes transbordante de fé. Rezam pela cartilha da médium e ex-caminhoneira Tia Neiva (1925-1985), que prega a devoção a espíritos diversos, incluindo os de índios, pretos-velhos e até de seres provenientes de outros planetas. Os trabalhos no templo local acontecem diariamente, a partir das 10h da manhã. Com o propósito de purificar espíritos atormentados, as sessões costumam ser bastante concorridas.

Como chegar: De Brasília, pegue a BR-020 rumo a Planaltina, e de lá siga pela DF-15 até o Vale do Amanhecer.

São Thomé das Letras (MG)

Muitas são as lendas e mistérios que cercam esta localidade mineira na Serra da Mantiqueira. Para muitos dos moradores ela faz parte do seleto grupo das sete cidades sagradas do mundo (há controvérsias sobre quais seriam as outras seis) e exerce, há séculos, o papel de campo de pouso de naves extraterrestres. Para reforçar os argumentos esotéricos, moradores citam uma colina que "prende" os visitantes num labirinto e uma ladeira que faz os carros subirem quando deviam descer. Há até quem garanta haver uma conexão direta, via uma complexa rede de grutas e cavernas, entre São Thomé das Letras e Macchu Pichu, no Peru.

De concreto mesmo, há rochas, muitas rochas: a cidade foi construída sobre um imenso bloco de quartzito, daí suas construções serem todas em pedra e a região possuir uma energia diferente e muito forte, dizem os esotéricos. Hoje, São Thomé tem várias pousadas (quase todas bem rústicas) e é sede de grupos esotéricos e ufológicos. Mas o desenvolvimento teve seu preço: pedreiras chegaram muito próximas do vilarejo e acabaram até mesmo com uma cachoeira, no Vale das Borboletas.

Como chegar: Saia pela Rod. Fernão Dias (BR-381) em Três Corações e pegue a estrada para São Bento Abade; uma placa à direita indica a entrada para São Thomé.

Aiuruoca (MG)

Muitos dizem que Aiuruoca, também no sul de Minas, é como a São Thomé das Letras de 20 ou 30 anos atrás: natureza intocada e energia forte emanando das muitas rochas locais. Na comparação, Aiuruoca ganha em belezas naturais - tem muito mais cachoeiras, vales e montanhas - e perde em quantidade e densidade de lendas. A parte esotérica do lugar é defendida por uma comunidade Daime e por várias pousadas que promovem encontros de meditação, vivências e mentalizações. Nada tão sobrenatural, mas a cidade tem a vantagem de oferecer serviços de melhor qualidade e de ter escapado da degradação de São Thomé.

O ponto mais famoso entre os esotéricos em Aiuruoca é o Vale do Matutu, região bem preservada que acolhe a seita Daime, templos e restaurantes vegetarianos. As atrações da cidade são em geral bem distantes entre si e para algumas trilhas e cachoeiras é preciso ter bastante fôlego. Até o Pico do Papagaio, principal cartão-postal da cidade, são quase três horas de caminhada.

Como chegar: Saia pela Rod. Fernão Dias (BR-381) em São Gonçalo do Sapucaí; siga pela BR-267 até Aiuruoca. Ou saia pela Dutra (BR-116) em Cruzeiro e pegue a MG-158 até Caxambu; de lá, siga indicações para Aiuruoca.

Alto Paraíso de Goiás (GO)

O coração magnético do Brasil fica aqui, dizem os esotéricos. Muita gente se mudou para lá para usufruir dessa energia emanada, segundo eles, dos cristais de quartzo que brotam em toda a cidade. Alguns abriram pousadas, outros têm lojas de cristais, outros ainda promovem meditação e experiências transcendentais. Muitos juram ter visto discos voadores. Mas não confunda: as pirâmides e cúpulas metálicas da cidade são terrenas mesmo. Essa arquitetura típica de Alto Paraíso procura guardar as boas energias - e dá um horizonte diferente a esta que é a mais alta cidade do Planalto Central, a 1700m do nível do mar. Nos arredores, a paisagem é belíssima: afinal, Alto Paraíso de Goiás é a porta de entrada para o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, repleto de cachoeiras, piscinas naturais, paredões e formações rochosas estranhas. Uma delas, veja só, chama-se Vale da Lua.

Como chegar: De Brasília, pegue a BR-020 até Planaltina e depois a GO-118. Alto Paraíso de Goiás fica a 230 km do Distrito Federal.

Céu do Mapiá (AM)

Entre os moradores não nativos de Céu do Mapiá, no meio da Floresta Amazônica, é comum encontrar gente que foi parar no vilarejo apenas para conhecer o local e acabou encontrando uma religião e um sentido para a vida. Os cerca de mil habitantes levam uma vida comunitária (fazem mutirão semanal para grandes obras) e sustentável. Mas o que os une, principalmente, é a doutrina do Santo Daime, na qual o consumo do chá alucinógeno de ayahuasca leva a experiências divinas. A comunidade foi fundada em 1982 pelo Padrinho Sebastião (1920-1990), discípulo direto do Mestre Raimundo Irineu Serra, o criador da doutrina do Santo Daime. Por isso, é considerada a mais tradicional entre os daimistas.

Como chegar: A comunidade fica entre Boca do Acre e Pauini, no Amazonas, e o acesso se dá apenas por avião e barco. Para visitar a vila é preciso agendar pelo site santodaime.org.

Fonte: Especial para Terra
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