PUBLICIDADE

Confira passeios imperdíveis e roubadas típicas de Salvador

2 mai 2013 14h25
| atualizado em 3/5/2013 às 16h38
ver comentários
Publicidade

Vibrante capital da Bahia, Salvador é uma cidade que conquista os corações de turistas vindos do mundo inteiro. Praias, monumentos e uma forte identidade local fazem parte dos encantos de Salvador, uma cidade que merece ser conhecida. Confira nesta lista, elaborada pelo Terra, os melhores passeios em Salvador, assim como as roubadas a serem evitadas.

Passeios imperdíveis
Elevador Lacerda: emblemática construção da capital baiana, o Elevador Lacerda foi inaugurado em 1873 e atinge uma altura de 72 metros. Pelo preço de R$ 0,15, o elevador transporta cerca de 28 mil pessoas diariamente entre as partes alta e baixa da cidade, neste que é o principal cartão postal de Salvador.

Praia de Porto da Barra: a praia do Porto da Barra é uma das praias prediletas dos habitantes de Salvador, com areias que ficam lotadas durante os dias de sol. Banhada pela Baía de Todos os Santos, a praia do Porto da Barra tem uma extensão de 600 metros de uma enseada com águas calmas e agradáveis e muitas opções de bares e restaurantes.

<p>O Pelourinho é um dos principais pontos turísticos da cidade</p>
O Pelourinho é um dos principais pontos turísticos da cidade
Foto: Turismo Bahia / Turismo Bahia
Centro Histórico: primeira capital do Brasil, entre 1549 e 1763, Salvador foi um ponto de convergência das diversas culturas que formam a história do País. O centro histórico da cidade, que gravita em volta do Pelourinho e se estende aos bairros da Sé e do Pilar, tornou-se Patrimônio da Humanidade em 1985 pela beleza e a riqueza de seus monumentos.

Rio Vermelho: o bairro de Rio Vermelho se destaca entre as outras áreas de Salvador por causa de seu espírito especialmente boêmio e charmoso.  Situado entre Olinda e Amaralina, o bairro tem numerosos bares animados e barraquinhas de pratos típicos com o inevitável acarajé em locais tradicionais da cidade, como o acarajé da Dinha.

Itapuã: ornada por grandes coqueiros, a praia de Itapuã é uma das mais bonitas e conhecidas de Salvador. É frequentada por locais e turistas e oferece um ótimo espaço para curtir o ótimo clima do nordeste do Brasil num tradicional ponto da capital baiana.

Roubadas:
Cuidado com os taxistas: turistas desavisados sempre são presas fáceis para taxistas desonestos em busca de vítimas. Velhos truques, como cobrar uma tarifa fixa maior do que a correspondente ou pegar caminhos mais longos, são usados na capital baiana. Para se prevenir, é melhor informar-se antes de pegar um táxi sobre o preço certo e o melhor caminho.

Atenção no Pelourinho: principal ponto turístico de Salvador, o Pelourinho é também um dos lugares prediletos na cidade para os amigos do alheio. Câmeras, relógios e carteiras dos turistas são os principais objetivos, portanto, é melhor ficar sempre atento, levar pouco dinheiro e deixar os objetos de valor no hotel.

Praias à noite: durante o dia, as praias de Salvador encantam os turistas e fazem parte dos principais cartões-postais da capital baiana.  Mas é melhor evitar as areias para passeios noturnos, sob ameaça de sofrer algum tipo de roubo.

Comidas de rua: sim, algumas das melhores comidas baianas, como o tradicional acarajé, são encontrados em postos de rua. No entanto, quem confia em qualquer lugar pode acabar sofrendo durante seus dias em Salvador. É preferível ficar de olho nas condições de higiene e comer nos lugares mais recomendados e típicos.

Guias turísticos: durante passeios pelo centro da cidade, guias turísticos se aproximam para oferecer seus tours pelos monumentos. Para evitar tours de má qualidade ou até estafas, programe sua visita guiada com antecedência em empresas bem cotadas entre os turistas.

Fonte: Andrés Bruzzone Comunicação Andrés Bruzzone Comunicação
Publicidade
Publicidade