PUBLICIDADE

As delícias do Brasil: conheça roteiro gastronômico no País

Site Lonely Planet destaca comidas típicas das regiões brasileiras e indica o que é imperdível

29 mai 2013 11h35
ver comentários
Publicidade

O Brasil é um país de identidades locais e diversidade cultural, e isso reflete também na sua gastronomia. A variedade é grande, e surpreende os paladares nacionais e estrangeiros com diferentes especialidades espalhadas pelas diferentes regiões. O site de viagens Lonely Planet selecionou o melhor da comida brasileira num roteiro pelo País.

Região onde vive a maioria da população afrodescendente, o nordeste tem fortes influências do continente africano também em sua gastronomia. Leite de coco, azeite de dendê e pimenta malagueta são alguns dos ingredientes mais típicos de pratos como moqueca, bobó e a acarajé. No sertão, as influências africanas diminuem, e os pratos são mais simples, como carne e sol e baião de dois. Mas não só de sabores fortes vive o paladar no nordeste: quindim, cocada e pé de moleque fazem parte dos doces apreciados na região.

O sudeste também está bem representado. A cozinha mineira é conhecida por sua variedade, herança do período colonial, com receitas saborosas com o feijão como principal protagonista. Tutu à mineira, feijão tropeiro, com ovos, linguiça e carne de porco são algumas especialidades de Minas Gerais. Do Rio de Janeiro, segundo alguns inícios, nasceu a feijoada, que se transformou no prato nacional do País. Já a gastronomia de São Paulo tem restaurantes do mundo inteiro, trazidos por seus numerosos imigrantes. Entre as especialidades mais destacadas, encontram-se heranças das principais comunidades locais, como pizzas e massas dos italianos, sushi dos japoneses e pratos trazidos pelos libaneses.

No sul, as influências europeias, principalmente alemãs e italianas, se fazem presentes, com chocolates artesanais e vinhos que se encontram entre os melhores do Brasil. Mas a verdadeira estrela da região é o tradicional churrasco gaúcho, que inspiraram as churrascarias e rodízios espalhados pelo Brasil, com a picanha como corte mais nobre e muitos acompanhamentos.

No norte do País, além das influências indígenas como o pato no tucupi, a culinária dá destaque para peixes de rio, como tambaqui, tucunaré, pirarucu e até piranhas, preparadas de diversas maneiras. Também do norte é proveniente o açaí, uma das incontáveis frutas do nosso território, e que conquistou o Brasil e hoje delicia os paladares do mundo inteiro.

É claro que este roteiro é apenas uma parte da nossa rica gastronomia visto pelos olhos de estrangeiros. Muitas especialidades locais do País ficaram de fora. Que receita você incluiria na gastronomia imperdível do Brasil?

Fonte: Andrés Bruzzone Comunicação Andrés Bruzzone Comunicação
Publicidade
Publicidade