PUBLICIDADE

12 destinos no Brasil para viajar durante o outono

Lugares que merecem a sua visita na estação das folhas amarelas e temperaturas amenas

26 mar 2024 - 12h33
Compartilhar
Exibir comentários

Depois do calorão, o outono chega para dar uma trégua nas altas temperaturas. Até 21 de junho, os termômetros devem baixar, ainda que as previsões sejam de uma estação mais quente que a média. Mesmo assim, as folhas continuam caindo no quintal. 

Centro da Vila Abernéssia, em Campos do Jordão
Centro da Vila Abernéssia, em Campos do Jordão
Foto: Governo do Estado de São Paulo - Imagens da Cidade de Campos do Jordão/Wikimedia Commons / Viagem e Turismo

A estação é boa para passeios aconchegantes e românticos no sul do Brasil, mas também atividades de ecoturismo, já que a baixa incidência de chuvas deixa águas cristalinas e não atrapalha passeios ao ar livre.

Pensando nisso, selecionamos 12 lugares incríveis em boa época e com paisagens deslumbrantes no outono para você viajar:

1. Chapada Diamantina, Bahia

No outono, as grutas, salões subterrâneos, cânions gigantes e cachoeiras da Chapada Diamantina , na Bahia , podem ser explorados nas trilhas sob o sol em dias agradáveis e com menos chuvas. É importante ter um guia para passeios mais embrenhados na Chapada, mas você consegue visitar muitas atrações sozinho , como o Morro do Pai Inácio , de onde você tem uma vista panorâmica da região. Para completar, é durante essa estação do ano que um lindo feixe de luz atravessa as fendas das cavernas e ilumina as águas do Poço Azul. Um fenômeno semelhante acontece no Poço Encantado

Morro do Chapéu, na Chapada Diamantina
Morro do Chapéu, na Chapada Diamantina
Foto: Matheus Seiji Goto/Unsplash / Viagem e Turismo

2. Chapada dos Veadeiros, Goiás

Para chegar até as cachoeiras e piscinas naturais da Chapada dos Veadeiros , em Goiás , as trilhas são feitas em meio ao Cerrado. Por isso, o outono é uma ótima estação para conhecer o destino: chove menos, mas as cachoeiras ainda estão cheias de água e a vegetação, exuberante. As atrações estão espalhadas em Alto Paraíso de Goiás , Cavalcante e São Jorge , onde fica a entrada para o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros . Confira casas com muito conforto para alugar em Alto Paraíso de Goiás .

Saltos do Rio Preto vistos do Mirante da Janela
Saltos do Rio Preto vistos do Mirante da Janela
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil / Viagem e Turismo

3. Pantanal, Mato Grosso

Observar onças, jacarés e tamanduás no Pantanal se torna mais fácil no outono, quando a seca tira os animais da toca e é possível vê-los se aproximando dos rios para beber água. Fazer passeios de carro também é melhor nessa época, porque as estradas estão menos alagadas. 

Onça-pintada em Poconé, no Pantanal Mato-Grossense
Onça-pintada em Poconé, no Pantanal Mato-Grossense
Foto: Sam Power/Unsplash / Viagem e Turismo

4. Campos do Jordão, São Paulo

Quando as folhas das árvores começam a amarelar, é sinal de que o outono chegou em Campos do Jordão . Os passeios ao ar livre nessa época ficam particularmente charmosos. Visite o Museu Felícia Leirner , um grande jardim com 88 esculturas a céu aberto. Do mirante do museu, você contempla a Pedra do Baú , cartão-postal da região, e o pôr do sol. No Horto Florestal , a grande área verde convida para trilhas entre as araucárias. Veja refúgios para alugar na cidade .

Jardim de Esculturas, no Museu Felícia Leirner
Jardim de Esculturas, no Museu Felícia Leirner
Foto: Museu Felícia Leirner/Reprodução / Viagem e Turismo

5. Monte Verde, Minas Gerais

No sul de Minas Gerais , as temperaturas agradáveis de Monte Verde a tornam um destino perfeito para atividades de ecoturismo e aventura no outono. Além disso, a estação inclui o dia dos namorados, em 12 de junho, e as paisagens serranas e hospedagens românticas ( veja refúgios para alugar por lá ) são queridinhas de casais. Assim como em Monte Verde e Campos do Jordão , outros destinos da Serra da Mantiqueira ( confira casas incríveis para alugar por lá ) ficam com temperatura amena no outono: Santo Antônio do Pinhal , São Bento do Sapucaí e São Francisco Xavier

Centro de Monte Verde, Minas Gerais
Centro de Monte Verde, Minas Gerais
Foto: Msadp06/Wikimedia Commons / Viagem e Turismo

6. Petrópolis, Rio de Janeiro

As paisagens montanhosas e construções imperiais de Petrópolis , no Rio de Janeiro , são ainda mais bonitas no outono. A cidade no coração da serra fluminense tem belezas naturais, como o Parque Nacional da Serra dos Órgãos , e uma pratada de palácios do período colonial. Não deixe de ir também até a Casa de Santos Dumont para conhecer o acervo de objetos, livros e cartas do pai da aviação. Confira nossa seleção de casas para alugar em Petrópolis no Airbnb . Veja também um roteiro de carro pela Serra Fluminense, de Petrópolis a Lumiar.

Museu Imperial, no centro de Petrópolis
Museu Imperial, no centro de Petrópolis
Foto: Fillipo Tardim/Wikimedia Commons / Viagem e Turismo

7. Paraty, Rio de Janeiro

A partir de abril, a temperatura começa a cair em Paraty , no Rio de Janeiro , e as chuvas também dão uma trégua - perfeito para passeios de barco e ainda curtir as praias. Durante a Semana Santa, acontecem procissões, como a do Fogaréu, quando os devotos saem às ruas com tochas. 50 dias depois da Páscoa, é a hora de participar de procissões e shows na Festa do Divino Espírito Santo , de 10 a 19 de maio. Já de 24 a 26 de maio, acontece o Bourbon Festival Paraty , um evento gratuito com shows de de jazz, blues e R&B nas praças e ruas do Centro Histórico. Veja casas paradisíacas para alugar em Paraty .

Rua no Centro Histórico de Paraty
Rua no Centro Histórico de Paraty
Foto: Deni Williams/Wikimedia Commons / Viagem e Turismo

8. Curitiba, Paraná

As temperaturas amenas são excelentes para passeios pelos mais de 30 parques e praças de Curitiba , no Paraná . Além disso, nesta época, acontece o Festival de Teatro de Curitiba , quando a cidade recebe nomes consagrados da dramaturgia para realização espetáculos em teatros e ruas. Há apresentações gratuitas e pagas, que custam até R$ 85 ( ingressos no site ). Em 2024, o evento vai de 25 de março a 7 de abril. Encontre hospedagens para curtir a capital paranaense e aproveite para fazer uma bate e volta até Morretes ou Ponta Grossa , que conta com belezas naturais como a cachoeira Buraco do Padre e os arenitos do Parque Estadual de Vila Velha .

Estufa do Jardim Botânico de Curitiba
Estufa do Jardim Botânico de Curitiba
Foto: Halley Pacheco de Oliveira/Wikimedia Commons / Viagem e Turismo

9. Gramado, Rio Grande do Sul

Ainda que não seja o auge da temporada de inverno, a temperatura já está mais amena em Gramado , no Rio Grande do Sul . A estrela da Serra Gaúcha tem passeios para o ano inteiro e está repleta de parques temáticos: Snowland , o parque de neve indoor com pistas de esqui; a Vila da Mônica , para se divertir com os personagens de Maurício de Souza; e o Acquamotion , um parque aquático indoor com piscinas termais. Não deixe de conferir os cartões-postais clássicos, como o Lago Negro , margeado por árvores alemãs da Floresta Negra, e a Rua Coberta , uma galeria de lojas onde está o burburinho da cidade. Veja casas para se hospedar por lá .

Entre árvores e arquitetura europeia, fica a Rua Torta, em Gramado
Entre árvores e arquitetura europeia, fica a Rua Torta, em Gramado
Foto: Giovana Miketen/Unsplash / Viagem e Turismo

10. Canela, Rio Grande do Sul

Perto de Gramado , Canela, com uma ampla estrutura hoteleira e variadas opções gastronômicas, não é um mero bate e volta. Por lá, a tendência de parques temáticos também é forte, são 22, sendo o Parque Terra Mágica Florybal o mais popular entre os pequenos. A atração tem personagens míticos, como fadas e duendes, teatro de bonecos e réplicas de dinossauros. O Space Adventure , museu oficial da NASA, é o mais recente a abrir as portas na cidade. Veja um guia completo de Canela.

A Catedral de Pedra, um dos símbolos de Canela
A Catedral de Pedra, um dos símbolos de Canela
Foto: Tiago Fiorenze/Wikimedia Commons / Viagem e Turismo

11. Jalapão, Tocantins

No Jalapão , você encontra cachoeiras cristalinas e piscinas naturais, mas também chapadões e grandes dunas alaranjadas. Os fervedouros são um programa único em poços de água onde é impossível afundar tamanha a força da nascente. A melhor época para visitar vai de maio, quando a estação seca começa, até setembro. Em maio, também é quando se inicia o período de reprodução dos animais, então as chances de ver araras e tucanos é maior.

Fervedouro no Parque Estadual do Jalapão
Fervedouro no Parque Estadual do Jalapão
Foto: Cléber Vinicius Demori/Wikimedia Commons / Viagem e Turismo

12. Bonito, Mato Grosso do Sul

Bonito , no Mato Grosso do Sul , é um clássico destino de ecoturismo e mergulho fluvial. Durante o outono, os nados com peixes coloridos são mais bonitos, já que chove menos e os rios estão mais cristalinos. As atrações são de vários tipos: nas flutuações, a correnteza te leva pelas águas, destaque para as do Rio do Prata e do Rio Sucuri; entre as grutas, valem as do Lago Azul e de São Miguel . Também é uma ótima época para explorar as águas azuis da Lagoa Misteriosa , que fecha entre meados de outubro pela proliferação de algas que deixam as águas turvas. 

Abismo Anhumas, em Bonito
Abismo Anhumas, em Bonito
Foto: Caio Vilela/Wikimedia Commons / Viagem e Turismo
Viagem e Turismo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade