Treinar em jejum ajuda a queimar mais calorias? Veja o que dizem nutricionistas
De acordo com especialistas, praticar atividades físicas em jejum estimula o consumo do estoque de energia e a regulação do colesterol
Ao iniciar uma rotina de exercícios físicos, você, provavelmente, já ouviu falar que o treino em jejum é o mais eficiente para queimar calorias. A prática, que consiste em fazer atividades após ficar de oito a 12 horas sem comer, é muito defendida por aqueles que tem como objetivo emagrecer rapidamente. Mas, afinal, ela realmente funciona ou não passa de um mito?
Treinar em jejum queima calorias?
Em um artigo publicado no site 'Total Pass', a nutricionista e chef funcional Bruna Cutait explicou que o emagrecimento ocorre devido à redução do estoque de energia. A capacidade desse armazenamento, no entanto, já é menor durante o jejum, o que facilita a queima de gorduras.
"Precisamos de energia para nos exercitar e a fonte principal são as reservas de glicogênio. Com menos energia desse carboidrato disponível, o corpo responde consumindo gorduras. Todo esse processo exige mais esforço metabólico, aumentando ainda mais a sua queima", esclareceu.
Dessa forma, além de eliminar um maior número de calorias, o treino antes das refeições diminui os níveis de glicemia e do colesterol ruim, melhorando a sensibilidade à insulina e prevenindo doenças cardiovasculares.
Orientações
Entretanto, segundo especialistas, o jejum por si só não garante o emagrecimento. "Para que haja perda de peso e redução da gordura corporal, é necessário manter um déficit calórico ao longo do dia, ou seja, gastar mais energia do que se consome", ressaltou a médica nutróloga Danielli Orletti, em entrevista à 'CNN'.
Ademais, a prática é recomendada somente para exercícios leves ou moderados, de até uma hora. Isso porque há o risco de quedas abruptas do nível de açúcar no sangue, que podem ocasionar tontura, desmaios e queda de desempenho.
"O ideal é alternar os dias do jejum, de preferência com orientação de profissional. Além disso, evite treinos de longa duração, e não esqueça de garantir a hidratação antes, durante e depois das atividades", orientou Cutait.