Treinamento de corpo inteiro ou de grupos musculares: o que a ciência diz sobre sua eficácia para a construção muscular
Um estudo recente revisou a literatura científica para revelar se é melhor treinar o corpo inteiro de uma vez ou dividi-lo por grupos musculares
Muitas pessoas se perguntam qual método oferece melhores resultados para ganho de massa muscular e força. Um estudo recente analisou essa questão em profundidade, fornecendo respostas claras sobre os efeitos reais de ambos os tipos de treinamento.
Leia também: Essa é a forma mais eficaz de ganhar massa muscular com treino de força, segundo especialistas
Qual divisão de treino é melhor para ganhar massa muscular?
O estudo, publicado no The Journal of Strength and Conditioning Research, analisou 14 estudos com um total de 392 participantes para comparar diretamente os resultados obtidos entre treinos divididos e treinos de corpo inteiro.
Ambas as rotinas foram equivalentes em volume de treinamento, o que significa que os participantes realizaram um número semelhante de séries e repetições por semana, garantindo que a diferença estivesse apenas na distribuição do treinamento durante a semana.
Não houve diferenças significativas
Os resultados da meta-análise mostraram claramente que não há diferença significativa entre rotinas divididas e rotinas de corpo inteiro quando o volume de treinamento semanal é o mesmo. Especificamente, ambas as rotinas produziram ganhos muito semelhantes em força e crescimento muscular, independentemente do tipo de rotina utilizada.
Mas antes de ir à academia ou dizer a eles que não importa se você treina cada grupo muscular uma vez por semana ou várias vezes por semana, precisamos nos concentrar no ponto principal: o mesmo volume.
...
Veja também
O detalhe no treino de bíceps que pode fazer você ganhar mais massa muscular
Três formas diferentes de treinar bíceps e tríceps para garantir um crescimento muscular eficaz
Uma rotina de 7 minutos para queimar gordura sem sair de casa e trabalhar todo o seu corpo