PUBLICIDADE

Transformando vidas através do esporte com o Time Petrobras

Com uma energia que torna o esporte uma ferramenta de transformação, o Time Petrobras se destaca nas conquistas de medalhas

30 jan 2024 - 11h54
(atualizado em 5/2/2024 às 16h47)
Compartilhar
Exibir comentários

O esporte é muito mais do que uma competição de habilidades físicas e estratégia; é uma ferramenta poderosa capaz de transformar a sociedade. É sob essa premissa que o Time Petrobras atua, comprometendo-se a fazer do esporte uma alavanca para o desenvolvimento do país. Com uma trajetória marcada por dedicação e conquistas desde 2011, a Petrobras não apenas se destaca como uma gigante do setor energético, mas também como um agente de transformação por meio do esporte.

Energia que transforma dedicação em conquista

Foto: Divulgação/Petrobras

Desde 2011, a Petrobras mergulhou no cenário do esporte de rendimento, consolidando-se como uma marca comprometida com o desenvolvimento de atletas de alto rendimento. Contudo, o compromisso da empresa vai além das competições; em 2015, nasceu o Time Petrobras, um projeto que vai muito além das medalhas e pódios.

Ao patrocinar o treinamento de atletas em modalidades olímpicas e paralímpicas, o Time Petrobras não apenas fomenta o esporte de alto rendimento, mas também contribui para o desenvolvimento de competências e oportunidades. É um investimento que vai além das fronteiras do esporte, impactando positivamente a vida desses atletas e, por conseguinte, influenciando a sociedade como um todo.

Os números do Time Petrobras são impressionantes e evidenciam o compromisso com a excelência esportiva. Iniciado em 2015, o projeto Time Petrobras já apoiou 85 atletas de 31 modalidades, que conquistaram 161 medalhas em Jogos Olímpicos, Paralímpicos, Pan-Americanos e Parapan-Americanos. Mais de R$ 26 milhões já foram investidos no treinamento de atletas de alto rendimento de diversas modalidades.

Em 2016, o Time Petrobras conquistou 20 medalhas nos jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio de Janeiro e alcançou uma excelente marca em Tóquio, em 2021, com 11 medalhas sendo trazidas para casa. O histórico em Pan e Parapan também impressiona com 34 medalhas em Toronto-2015, 26 medalhas conquistadas em Lima-2019 e incríveis 66 medalhas em Santiago-2023. 

Além do patrocínio, o Time Petrobras oferece acesso ao uso de tecnologia para facilitação do trabalho do atleta desde o começo do projeto. O investimento da Petrobras nos atletas permite uma melhor capacitação individual com o preparo para as competições, como por exemplo, no investimento em sistemas de análise de dados para uma avaliação de desempenho. A coleta e interpretação de dados durante os treinamentos e competições permitem uma compreensão mais profunda das habilidades e áreas de melhoria, personalizando estratégias de treinamento para diversos atletas do Time Petrobras, identificando os pontos de melhoria no detalhe do movimento.

“O Time Petrobras é como a performance da própria empresa: em 70 anos, ela é construída por uma equipe diversa, que, com disciplina e paixão pelo que faz, conquista resultados. As medalhas dos atletas equivalem aos prêmios que a Petrobras recebeu, vencendo barreiras tecnológicas e outros desafios. Quebramos paradigmas e recordes. Nosso treino é a capacitação constante. E agora estamos evoluindo para uma nova modalidade: a transição energética. Somos um só time. Quando os atletas e paratletas do Time Petrobras estiverem em competições, queremos que lembrem que a Petrobras está com eles com a nossa força e energia” - Jean Paul Prates, Presidente da Petrobras.

Todas essas conquistas e investimentos não são apenas feitos esportivos; são testemunhos do comprometimento da Petrobras e de cada atleta em impulsionar o esporte brasileiro para o cenário global. Cada medalha é uma representação tangível da energia que é investida na formação e no desenvolvimento desses atletas.

Conheça alguns dos atletas do Time Petrobras

Nos bastidores das medalhas e recordes, atletas de destaque fazem parte das conquistas do Time Petrobras. Conheça alguns atletas patrocinados, cujos resultados não só refletem o compromisso com a excelência esportiva, mas também destacam o impacto transformador do projeto em suas vidas.

  • Ana Sátila (Canoagem Slalom)

    Ana Sátila é a primeira brasileira numa decisão olímpica de canoagem slalom e atual terceira colocada no ranking mundial da modalidade. A atleta, que treina no Rio de Janeiro (RJ), competiu em três edições dos Jogos Olímpicos (2012, 2016 e 2020). Ela conquistou 2 ouros nos Jogos Panamericanos de Santiago em 2023, medalha de bronze na categoria C-1 Feminino no Campeonato Mundial Sênior de 2023 e o ouro na categoria Kayak Extremo no Campeonato Mundial Sênior de 2018. Além disso, foi campeã mundial júnior na categoria Caiaque Feminino em 2014 e acumula um total de onze medalhas em Copas do Mundo.

  • Foto: Bruno Miani/COB
  • Darlan Romani (Arremesso de peso)

    Darlan Romani se tornou um querido pelo público após suas participações em programas televisivos e suas demonstrações de carinho com a família. O atleta do Time Petrobras, que treina em Bragança Paulista, se destaca como um dos principais nomes em sua modalidade. Em 2022, ele alcançou a vitória no Campeonato Mundial de Belgrado e conquistou a quarta posição nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Obteve duas medalhas de ouro nos Jogos Mundiais Militares, nas edições de 2015 e 2019 e nos jogos Panamericanos, ganhou 2 ouros; um nos Jogos de Lima e outro em Santiago.

  • Foto: World Athletics
  • Duda e Ana Patrícia (Vôlei de praia)
FIVB
FIVB
Foto:

A dupla é líder do ranking mundial de vôlei de praia e é recordista de ouros no Circuito Brasileiro, conseguindo o feito de vencer todas as etapas de 2023. A lendária parceria venceu o ouro nos Jogos Panamericanos de Santiago em 2023, conquistou o título de campeã no Campeonato Mundial de Roma em 2022, assegurou a medalha de bronze na etapa de Paris do Circuito Mundial no mesmo ano e sagrou-se vencedora na etapa de João Pessoa do Circuito Brasileiro em 2022. Atualmente, essa dupla ocupa a posição mais elevada entre as equipes brasileiras no ranking do Circuito Mundial.

  • Flávia Saraiva (Ginástica artística)Atleta presente no Time Petrobras desde sua primeira edição, Flávia Saraiva, com apenas 24 anos, é vista como uma das grandes referências em seu esporte. Flávia, em 2023, conquistou a medalha de prata no mundial de ginástica artística por equipes e o bronze no solo individual, ambos na Bélgica. Além disso, teve um desempenho incrível no Pan-Americano, onde garantiu cinco medalhas, sendo quatro pratas no geral da ginástica artística, nas categorias individual e por equipes, na trave e no solo, além de um bronze nas barras assimétricas, totalizando 10 medalhas em Jogos Panamericanos. É importante destacar que todas essas realizações foram possíveis graças ao patrocínio contínuo da Petrobras, uma parceria que perdura desde 2015.
  • Foto: Alexandre Loureiro/COB
  • Marcus D’Almeida (Tiro com arco)

    Marcus D'Almeida entrou para a história como o primeiro medalhista brasileiro em sua modalidade, alcançando esse feito em 2021. Atualmente, ele ocupa a posição de líder no ranking mundial na categoria de arco recurvo, tornando-se o pioneiro brasileiro a atingir esse posto. Atleta do Time Petrobras desde a sua primeira formação, em 2015, Marcus conquistou 2 medalhas nos Jogos Panamericanos de Santiago, sendo uma de prata na dupla mista e bronze na equipe masculina, foi vice-campeão mundial em 2021, alcançou o nono lugar nos Jogos Olímpicos de Tóquio em 2020, sagrou-se campeão mundial militar em 2019, foi campeão mundial sub-17 em 2015 e vice-campeão nos Jogos Olímpicos da Juventude de Nanquim em 2014 .

  • Foto: Abelardo Mendes/redeesporte.gov.br

Esses são alguns dos exemplos de como o Time Petrobras impactou e segue impactando no desenvolvimento do esporte brasileiro. O projeto não é apenas uma equipe de atletas de alto rendimento; é uma força motriz que impulsiona o esporte brasileiro para novos horizontes e seu compromisso vai além das quadras e arenas.

Fonte: Petrobras
Compartilhar
Publicidade
Publicidade