PUBLICIDADE

Top 10 raças de cachorro mais inteligentes; veja ranking

Já pensou em quais as raças de cachorro mais inteligentes? Essa é a resposta, segundo estudo com mais de 200 adestradores

9 fev 2024 - 12h01
Compartilhar
Exibir comentários

O cão não apenas é o melhor amigo do homem, como pode ser também um superinteligente. É possível perceber isso no dia a dia, principalmente quando o pet aprende novas habilidades ou truques. Mas, afinal, quais as raças de cachorro mais inteligentes?

Descubra quais as raças de cachorro mais inteligentes
Descubra quais as raças de cachorro mais inteligentes
Foto: Shutterstock / Alto Astral

Não há um consenso exato sobre os especialistas ou os tutores de cães sobre essa questão. Mesmo assim, algumas pesquisas nesse sentido se destacam. É o caso do levantamento feito pelo psicólogo Stanley Coren em seu livro "The Intelligence of Dogs", no qual ele entrevistou mais de 200 adestradores sobre o assunto.

Vale ressaltar que a questão sobre a inteligência dos cães é relativa. Pode ser considerado, por exemplo, que um cachorro de fácil adestramento é mais inteligente, de certa forma, todavia ele pode não ter muita inteligência intuitiva quanto outros.

Quer saber quais as 10 raças de cachorro mais inteligentes segundo o livro de Stanley Coren? Confira:

10- Boiadeiro australiano

Em décimo lugar na lista, está o boiadeiro australiano. Apesar de não ser uma raça tão conhecida, esse cão é bem alerta, explorador e curioso. Por outro lado, também tem um lado emocional, sendo bem apegado à família.

9- Rottweiler

Apesar da cara e da fama de poucos amigos, o rottweiler pode ser um amorzinho, especialmente com o seu tutor. Bastante confiável e leal, ele é bem obediente a comandos e pode proteger sua família.

8- Papillon

Não se engane pelo tamanho desse bichinho. Apesar de pequeno, o papillon é considerado uma das raças de cachorro mais inteligentes para ter em apartamento, A sua agilidade é a sua principal característica para merecer esse lugar na lista.

7- Labrador retriever

Considerando que o labrador retriever pode ser um cachorro guia ou até farejador de narcóticos, não é surpresa que ele apareça no ranking. Fora essas habilidades, a raça ainda é muito sociável e cheia de carisma.

6- Pastor de shetland

O pastor de shetland é adorável e peludinho, razões pelas quais muitas pessoas os adoram. Porém, eles se destacam mesmo por sua agilidade e obediência. Esse pet é outro que vai te proteger a todo custo.

5- Doberman

O nome dos dobermans vem de Louis Dobermann, um coletor de impostos alemão do século XIX que queria um animal de estimação que pudesse ser seu companheiro e agir como cão de guarda. Só isso já mostra como essa raça é o melhor dos dois mundos - afetuosa e protetora.

4- Golden retriever

Quem não ama um golden retriever, não é mesmo? Esse queridinho dos brasileiros são muito sagazes e têm uma altíssima compreensão. Assim como o labrador retriever, pode servir de cão guia, além de ser ideal para quem quer se divertir, já que é brincalhão.

3- Pastor alemão

Nenhuma surpresa aqui também, né? Cachorro policial, cão guia, assistente de socorro médico… são várias as funções incríveis que esse animal pode cumprir, tanto por sua obediência quanto por sua personalidade protetora. E ainda é excelente para terapia - não há dúvida de que ele merece estar entre as raças de cachorro mais inteligentes!

2- Poodle

Também muito popular entre os brasileiros, o poodle é bem inteligente e ativo. Sua obediência e dedicação a seu tutor são surpreendentes, sendo a raça preferida de muitos adestradores para treinar.

1- Border collie

No topo da lista, está o border collie. Ele é extremamente bom em seguir comandos, podendo aprender novos truques em menos de cinco segundos. Justamente por esse motivo, é muito usado no pastoreio de ovelhas.

Alto Astral
Compartilhar
Publicidade
Publicidade