Tirar os sapatos ao chegar em casa: sim ou não? O teste do esfregão não deixa dúvidas
Além do conforto, a decisão de andar pela casa com calçados urbanos tem consequências higiênicas e de saúde
O gesto parece inofensivo: chegar em casa e continuar andando calçado. No entanto, esse hábito divide opiniões e práticas em diferentes partes do mundo. Enquanto em muitos países asiáticos é impensável pisar no chão de casa com os sapatos calçados, em grande parte da América do Sul, incluindo o Brasil, esse é um costume normalizado.
A diferença não é apenas cultural, mas também sanitária. Não é de surpreender que bactérias, poeira e até matéria fecal se acumulem nas solas dos sapatos. Tudo isso pode acabar em carpetes, pisos e superfícies onde crianças brincam, adultos sentam ou animais de estimação descansam. Deixar os sapatos na entrada reduz a entrada desses contaminantes.
Leia também: Tomar banho descalço ou de chinelo? Especialista responde!
Dependendo do tipo de solo
Em cidades onde os pisos são de cerâmica ou madeira e o carpete é menos comum, manter os sapatos calçados em casa é percebido como mais confortável e prático. Do ponto de vista da saúde, é sempre melhor limitar o uso de calçados para atividades ao ar livre.
Esse hábito, não só ajuda a reduzir poeira, pólen e poluentes, como também previne reações em pessoas sensíveis. Além disso, andar descalço pela casa melhora a circulação e pode melhorar a postura, fortalecendo os músculos dos pés que permanecem muitas vezes dormentes dentro dos sapatos.
A limpeza da casa também varia de acordo com hábito
...
Veja também
É isso que acontece com o cérebro de quem vive reclamando e a psicologia garante: não é nada bom
Brasil tem 5 hospitais públicos na lista dos melhores do mundo
Tirar os sapatos ao chegar em casa: sim ou não? O teste do esfregão não deixa dúvidas