Substituir "desculpe" por outra palavra demonstra uma inteligência emocional acima da média. Steve Jobs nos ensinou o poder dessa atitude
Uma pequena mudança de perspectiva na forma como nos comunicamos pode melhorar nossos relacionamentos sem que sequer percebamos
Embora "sinto muito" seja uma expressão muito comum entre pessoas com inteligência emocional, recorrer automaticamente a ela em certos momentos pode soar mais como uma tentativa de amenizar uma situação desconfortável ou evitar conflitos. Não é preciso se desculpar o tempo todo.
Como explica Aaron Lazare, ex-reitor da Universidade de Massachusetts e autor do livro "On Apology", uma boa desculpa funciona porque envolve uma troca entre quem ofende e quem é ofendido. É, nas palavras dele, "um processo de negociação em que o acordo deve deixar ambas as partes emocionalmente satisfeitas".
A frase "sinto muito" é necessária sempre que alguém se sente magoado, independentemente de julgarmos se a pessoa tem razão ou não, como lembra a psicóloga María Esclapez no livro "Me quiero, te quiero". Mas, em muitas situações, usamos essa expressão de forma equivocada, já que nem sempre ela é indispensável.
Há casos em que poderíamos substituí-la por uma palavra que transmite gratidão e positividade. Por exemplo: quando chegamos atrasados a uma reunião de trabalho ou cometemos um erro em uma tarefa. Nessas situações, pessoas com inteligência emocional acima da média preferem outra expressão: obrigado.
Trocar o "sinto muito" por um "obrigado"
Em certas situações, substituir o "sinto muito" por um "obrigado" é uma escolha muito mais acertada. No exemplo de chegar atrasado a uma reunião, em vez de pedir desculpas, podemos dizer "obrigado pela paciência" às pessoas que esperaram.
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