Sua esponja de banho pode estar fazendo mal à sua saúde sem que você perceba, alertam especialistas
Fricção excessiva, acúmulo de bactérias e microlesões na pele estão entre os riscos associados ao uso frequente do item
Tomar banho é algo tão cotidiano que fazemos no automático, sem nem pensar sobre o que estamos realmente fazendo. Por isso, raramente nos questionamos se estamos fazendo do jeito certo ou errado — seja a ordem das etapas, como esfregar determinadas partes do corpo ou simplesmente lembrar que é preciso lavar tudo.
Mas um dos itens mais usados na hora do banho pode, na verdade, estar prejudicando sua saúde: a esponja de banho. Esse utensílio, feito de fibras naturais ou sintéticas, é comum na limpeza da pele e serve para remover sujeira e oleosidade de várias superfícies, inclusive do corpo.
É recomendável usar esponjas na hora do banho?
A resposta curta é: não muito. Segundo a Academia Espanhola de Dermatologia (AEDV), o uso de esponjas pode causar erosões na pele. Isso significa que, ao esfregar o corpo com esse tipo de produto, há risco de irritação, descamação e danos à camada mais superficial da pele.
De acordo com a Clínica Universidade de Navarra, a erosão cutânea é uma lesão que representa a perda superficial da pele, tornando-a mais vulnerável a infecções e exigindo cuidados específicos para uma recuperação rápida e sem complicações. Não se trata de uma condição grave, mas pode piorar se não for tratada corretamente.
...
Veja também
Erosão na pele: o que é, causas e o que fazer
Escamas na pele: saiba possíveis causas e como tratar
Sua esponja de banho pode estar fazendo mal à sua saúde sem que você perceba, alertam especialistas