Consumo de café está ligado a baixo risco de multimorbidade metabólica
Outra tese para valorizar essa bebida no seu dia a dia
Há quem não resista a uma xícara de café a qualquer hora do dia, não é mesmo? Dessa maneira, o estudo disponível no "The Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism" alegou que o consumo de café se associa com baixo risco de multimorbidade metabólica.
A relação do consumo de café com a multimorbidade metabólica
A pesquisa investigou os efeitos do consumo moderado de bebidas ricas em cafeína, como café e chá, em milhares de participantes por um período. Assim, esse estudo citou que beber entre 200 e 300mg de cafeína por dia está associado a uma redução significativa no risco de doenças cardiometabólicas. Essas doenças incluem as condições de diabetes tipo 2, doenças cardíacas e derrame.
Os cientistas aduziram que os compostos bioativos presentes no café e no chá, como os polifenóis, antioxidantes e a própria cafeína atuam na melhora da sensibilidade à insulina, redução da inflamação e proteção contra danos aos vasos sanguíneos, o que diminuir a incidência.
Outro destaque é que a ingestão deve ser equilibrada, pois doses excessivas de cafeína contribuem para os efeitos adversos, exemplos: aumento da pressão arterial, ansiedade e problemas de sono.