PUBLICIDADE

Sonhou que seus dentes caíram? Veja o que pode significar

Estudo apresenta possível explicação para esse tipo de sonho, que é muito comum

26 nov 2023 - 10h04
Compartilhar
Exibir comentários
Muita gente já sonhou que estava com os dentes moles ou caindo
Muita gente já sonhou que estava com os dentes moles ou caindo
Foto: iStock / Jairo Bouer

Você já sonhou que seus dentes caíam? Se sim, você não está sozinho. Esses sonhos são tão comuns, que pesquisadores decidiram tentar descobrir por que eles ocorrem com tanta frequência, e o que podem significar.

Sonhos com dentes, como aqueles em que todos os quase todos eles caem, quebram ou apodrecem, estão entre os temas de sonho mais prevalentes. Cerca de 39% das pessoas relataram ter tido sonhos com dentes pelo menos uma vez na vida, segundo uma pesquisa anterior.

Esses sonhos intrigam os pesquisadores porque não parecem se alinhar com a "hipótese da continuidade", que sugere que nossos sonhos são influenciados por nossas preocupações e experiências enquanto estamos acordados.

Morte na família? 

Ao longo dos anos, várias interpretações foram propostas para os sonhos com dentes, variando de significados simbólicos a angústias psicológicas. Alguns dizem que esses sonhos sinalizam a morte iminente de um membro da família, enquanto outros julgam haver algum elemento sexual nesse sonho, ou o simples medo de envelhecer. No entanto, faltavam pesquisas sobre o tema.

Um estudo recente, publicado na Frontiers in Psychology, buscou descobrir as razões por trás desses sonhos peculiares e encontrou uma possível resposta: uma real sensação nos dentes provocada pelo ato de apertar ou ranger os dentes durante a noite, o popular "bruxismo".

Questionários para avaliar sonhos, sono e dentes

O trabalho envolveu 210 participantes, em sua maioria estudantes universitários de 18 a 28 anos. Os pesquisadores administraram questionários para avaliar vários fatores, incluindo temas de sonhos, angústia psicológica, irritação dental e qualidade do sono. Dois aspectos da irritação dental foram destacados: ranger os dentes durante o sono e a sensação de tensão ou sensibilidade nos dentes ao acordar.

Os pesquisadores utilizaram a Escala de Motivos de Sonho (DMS), que consistia em 100 temas de sonho medidos em uma escala de 5 pontos para avaliar a frequência ao longo da vida de experimentar conteúdo de sonho específico. Eles se concentraram em quatro itens, incluindo o relacionado aos sonhos com dentes. Para medir a angústia psicológica, os pesquisadores usaram o Inventário Breve de Sintomas (BSI), uma pesquisa abrangente com 53 itens que avaliou vários sintomas psicológicos experimentados pelos participantes no último mês.

Além disso, eles utilizaram o Índice de Qualidade do Sono de Pittsburgh (PSQI) para avaliar a qualidade do descanso no último mês, incluindo a presença de distúrbios do sono. O estudo também incluiu perguntas de autorelato relacionadas à irritação dental, especificamente ranger os dentes durante o sono e sensações de tensão nos dentes ao acordar, bem como a frequência no último mês.

Conexão com desconforto físico

Os pesquisadores encontraram uma conexão significativa entre os sonhos com dentes e a irritação dental, especificamente a tensão nos dentes ao acordar. Isso significa que as pessoas que tiveram sonhos com a queda de dentes eram mais propensas a relatar sensações de sensibilidade ou tensão nos dentes, gengiva ou mandíbulas ao acordar.

Os resultados indicam que os sonhos refletem não apenas processos psicológicos, mas também físicos, e que sonhos com a queda de dentes, especialmente se acompanhados de um sentimento de desconforto na mandíbula de manhã, podem refletir a presença de ranger os dentes durante o sono, segundo a autora principal, Nirit Soffer-Dudek, da Universidade Ben-Gurion, em Israel.

Além disso, o estudo revelou que os sonhos com dentes não estavam relacionados à angústia psicológica ou à qualidade do sono, desmistificando a ideia de que esses sonhos são impulsionados principalmente por preocupações psicológicas.

Essa descoberta desafia a visão tradicional de que os sonhos com a queda de dentes são representações simbólicas de transtorno psicológico. Em vez disso, o estudo sugere que esses sonhos podem ter uma base física, em vez de serem puramente simbólicos de sintomas psicológicos.

Mais estudos precisam ser feitos

Embora o estudo forneça insights valiosos sobre o enigma dos sonhos com dentes, ele também tem suas limitações. A amostra do estudo consistiu principalmente em estudantes universitários, o que poderia limitar a generalização dos resultados para outras populações. Além disso, a avaliação da irritação dental dependeu de medidas de autorrelato, que nem sempre são inteiramente precisas.

Pesquisas futuras poderiam envolver amostras maiores e mais diversas, abrangendo uma gama mais ampla de faixas etárias e origens. Os pesquisadores também podem explorar outras sensações físicas, como dor na gengiva, dores de dente ou até mesmo procedimentos dentários, para obter uma compreensão mais profunda da relação entre temas de sonho e desconforto físico durante o sono.

Mesmo assim, da próxima vez que você sonhar com seus dentes, repare se você também acorda com sensibilidade nos dentes ou na mandíbula. Alguns sonhos peculiares podem oferecer insights intrigantes sobre o nosso corpo e nossa mente subconsciente.

Jairo Bouer
Compartilhar
Publicidade
Publicidade