Skincare na menopausa: quais os principais cuidados?
Com o avanço da idade, adaptar a rotina de skincare é fundamental para suprir as necessidades que surgem devido ao envelhecimento da pele.
A pele é um órgão que vive em constante transformação conforme as diferentes fases da vida. Essas alterações ficam ainda mais evidentes na menopausa, fase em que ocorre a interrupção natural da menstruação, causada pelo declínio na produção dos hormônios femininos pelos ovários.
Nesse período, o corpo passa por uma redução significativa na produção de colágeno, chegando a um ritmo de 2% ao ano. Porém, a velocidade do processo depende de outros fatores, como exposição à poluição e a raios solares, genética, consumo de álcool, metabolismo e alimentação inadequada.
Para minimizar os efeitos da menopausa na pele, é necessário adaptar a rotina de skincare e investir em hábitos saudáveis. Embora os sinais do envelhecimento sejam inevitáveis, alguns cuidados podem ajudar a retardar o processo.
Qual o efeito da menopausa na pele?
O ressecamento e a perda de elasticidade estão entre os principais efeitos da menopausa na pele. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a redução na produção de estrogênio e progesterona afeta diretamente a produção de fibras de elastina e colágeno, provocando o aumento da flacidez.
Em conjunto com o processo natural de envelhecimento, a baixa produção de colágeno favorece o surgimento de rugas e de linhas de expressão. Em casos mais graves, fatores como a exposição solar excessiva podem contribuir para manchas, feridas e fragilidade na pele.
...
Veja também
Menopausa: sintomas, estágios e tratamento
Menstruação: o que é, quando está atrasada e quais são as cores
7 cosméticos que grávidas NÃO podem usar no skincare (retinol é um deles!)
Menopausa: mulheres perdem mais de 2 horas de sono por noite